Igreja e Religião

Sacerdote espanhol martirizado por guardar secreto de confissão está a caminho aos altares


VALÊNCIA, 29 Mar. 07 (ACI) .- A Santa Sé segue a causa de beatificação do sacerdote valenciano Felipe Císcar Puig, considerado mártir de sigilo sacramental, por ser martirizado durante a perseguição religiosa de 1936, por guardar o segredo de confissão.

Em declarações a Avan, o vice postulador da causa, Padre Benjamim Agulló, assinalou que o Pe. Puig, natural da localidade valenciana de Piles, "é considerado mártir de sigilo sacramentalque foi fuzilado ao negar-se a revelar a confissão que administrou um religioso franciscano momentos antes que fora também assassinado".

Adicionou que "o frade franciscano Andrés Ivars pediu ser confessado quando se encontrava na prisão de Denia no fim de agosto de 1936 ao intuir seu próximo fuzilamento e nesse momento Císcar foi conduzido à prisão. Depois da confissão, tentaram arrancar seu conteúdo e ante sua negativa de revelá-lo, os soldados ameaçaram-no matando".

"Ao vê-lo tão seguro, levaram-no a um simulacro de tribunal onde o ameaçaram para a revelação do sigilo, e como ainda assim continuou firme em sua postura, afirmando que preferia morrer, os soldados o condenaram a morte. Em cima de um carro, Felipe Císcar e Andrés Ivars, foram levados ao fim de Gata do Gorgos e ali foram fuzilados em 8 de setembro de 1936", destacou o vice postulador da causa.

Felipe Císcar Puig tinha cursado seus estudos no Seminário de Valência e foi ordenado sacerdote em 1888. Depois de vários cargos em distintas paróquias, desde 1906, serviu como capelão das religiosas agostinianas descalças de Denia.

Os sacerdotes  Felipe Císcar e Andrés Ivars formam parte da causa de canonização dos Servos de Deus Ricardo Pelufo Esteve e 43 companheiros e companheiras mártires", em que figuram 36 religiosos franciscanos no total.


    Para citar este texto:
"Sacerdote espanhol martirizado por guardar secreto de confissão está a caminho aos altares"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20070329/
Online, 18/04/2024 às 05:11:25h