Eventos Montfort

Congresso Montfort São Paulo 2023
Montfort

O tema do apostolado leigo é fundamental: é a nossa participação na luta da Cidade de Deus contra a cidade do homem.

É conhecida a citação de São Pio X no livro a Alma de Apostolado:

“no momento presente, é mais necessário ter-se em cada paróquia um grupo de leigos ao mesmo tempo muito virtuoso, esclarecido, resoluto e deveras apóstolo".

            E que seria um grupo de leigos “deveras apóstolo” se não cumprisse com a principal ordem de Nosso Senhor aos apóstolos: “Ide e ensinai”?

Leão XIII na Carta encíclica do Papa Leão Sobre os deveres fundamentais dos cidadãos cristãos, ensina não só a necessidade, mas mesmo a obrigação do apostolado leigo:

A todos os fiéis cristãos, principalmente àqueles que tem superioridade e obrigação de ensino, suplicamos pelas entranhas de Jesus Cristo, e em virtude da autoridade deste mesmo Senhor e Salvador nosso lhes ordenamos, que apliquem todo o seu zelo e trabalho em desviar esses erros e eliminá-los da luta da Igreja, e difundir a luz puríssima da nossa fé”.

Por outro, é claro que em nossos dias muitos são os abusos nesta matéria. Muitos querem prescindir dos ensinamentos e até mesmo dos sacramentos dos sacerdotes.

Assim, por um lado pode haver um exagero ou um despreparo na atividade do apostolado leigo e por outro pode existir uma grave omissão. O leigo tem obrigação de fazer seu apostolado, dentro das suas possibilidades na família, com seus parentes, nas escolas tanto como professor como na qualidade de aluno, no trabalho, com os amigos, etc.

Portanto, assim como em tantas outras atividades, é necessário ter um equilíbrio.

Uma ótima oportunidade para conhecer como obter esse equilíbrio será o Congresso Montfort 2023 cujo tema é: “A importância e o papel do apostolado leigo” que será realizado no dia 11 de fevereiro, no auditório da Basílica do Carmo Nesta ocasião haverá clérigos e leigos comentando o ensinamento da igreja e transmitindo suas experiências.

As inscrições podem ser realizadas através dos canais da internet:

 

 


    Para citar este texto:
"Congresso Montfort São Paulo 2023"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/eventos/congrasso-montfort-23/
Online, 28/03/2024 às 16:23:30h