RCC

´Relato de um ex integrante da RCC´
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
23 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Prezados, Salve Maria!

     Primeiramente irei me apresentar.
     Sou W., moro em Brasília, tenho 23 anos e curso Direito.

     Minha conversão iniciou-se em 2012, ano no qual tive um envolvimento pesado com drogas, e então tive 3 paradas cardíacas. Após esse dia, de agnóstico quase ateu, passei a crer em Deus e comecei a frequentar a Igreja católica. (Cresci em uma paróquia TL, crismei e sai pela ponta da frente da Igreja). Participava de tudo que me convidavam. De Terço das velhinhas até ao ponto de participar de dois grupos de oração. Tive um envolvimento intenso com a RCC, e em 2013 ingressei em uma "Nova comunidade".

     Bem, desde o início de minha conversão tive um desejo intenso de estudar e conhecer a Igreja. Neste período "devorei" quase todos os vídeos do site do Padre Paulo Ricardo. Fiquei surpreso nessa época o quanto às pessoas da RCC eram ignorantes quanto às coisas da Igreja, catecismo básico por exemplo. Achei muito estranho a ausência de dedicação nesse aspecto. Por isso entrei nessa nova comunidade, neles tinham uma proposta de serem mais ligados a estudo e tudo mais... mas com o passar dos anos percebi que era uma alienação pura. Fiquei 3 anos lá até que finalmente ano passado eu saí.

     Enquanto estive lá sempre havia um preconceito quanto às coisas tradicionais, canto gregoriano? para eles pura excentricidade, me tratavam como "patinho feio"... além do que falavam muito mal do site Montfort e católicos tradicionais. Tudo isso pq um dos primeiros membros da comunidade havia saído para se tornar membro da montfort etc. Logo toda a comunidades tinha uma alergia muito grande a qualquer coisa do tipo.

     Pois bem, desde que saí de lá comecei a frequentar a Capela do IBP aqui em Brasília, desde entao tudo tem sido maravilhoso. Fui na peregrinação à Aparecida, enfim, não tenho palavras para descrever o quanto tudo mudou...

     Agora, terminada a apresentação. Gostei muitíssimo desse vídeo, de forma particular na última parte sobre as novas comunidades... Queria pedir que no próximo vídeo, vocês dessem mais ênfase sobre as realidades dessas comunidades...

     Nestes três anos que convivi lá vi muitos absurdos, presenciei coisas desagradaveis, enfim... Seria uma longa história. Seria muito legal voces abordarem sobre isso, sobre as comunidades mais destacadas atualmente como shalom, canção nova, colo de Deus, etc... inclusive, tem um curso no EAD da rede século 21, gratuito, que fala sobre as novas comunidades etc. Podem ajudar vocês a montar uma boa munição para expor esses erros...

     Percebo que elas tentam fazer uma espécie de revisão de alguns pontos ruins da RCC, como a ausência de estudo, e "vendem mesmo produto com uma embalagem" diferente. Tudo isso implica em uma cilada para os que como eu, uma dia caiu. Fora outros absurdos como um bando de homem convivendo na mesma casa que mulheres, imodéstia, sentimentalismo, sectarismo etc...

     Percebo também um novo movimento de "neo-conservadores" que nasce desse mix de coisas, tentam conciliar o erro com as coisas de sempre, enfim. Exemplo, essa onda de escravos de nossa senhora, que nem são tradicionais e nem são carismaticos declarados,e alguns ate criticam a rcc, mas mantêm os mesmos erros, etc... se pudesse falar sofre isso tbm ficaria muito grato.

     Finalmente, se não for pedir muito... queria que vocês organizassem as cartas do site sobre o neocatecumenato, não consegui entender a ordem que estão lá. por onde devo comecar ou emnqual sequencia devo ler... Acredito que seria igualmente positivo vocês fazerem uma aula sobre os erros do neocatecumenato...

     Senhores, desculpem a desordem no texto. Muitíssimo grato pelo vídeo, Salve Maria.

RESPOSTA
Muito prezado W., Salve Maria!

     Obrigado por suas palavras generosas ao apostolado da Montfort. Reze a Deus por nós e para que Ele sempre nos permita, não obstante nossa miséria, em poder combater e sofrer pela Igreja fazendo algum pequeno bem que esteja em nosso alcance.

     Você toca num ponto bastante importante em sua carta: as comunidades neo-conservadoras. Os princípios contrários à Fé Católica estão lá mas, de forma bastante disfarçada. Frequentemente são comunidades e movimentos cheios de sentimentalismo e sectarismo mas, com uma aparência de piedade tradicional. Em certo aspecto estes grupos são até piores e mais danosos, porque enganam melhor. Você tem muita razão em notar um hibridismo de elementos nestes grupos: são uma mistura amorfa de RCC, TL, Arautos, CEBs etc... Ora se vestem como religiosos ao mesmo tempo que se comportam como civis. Ora são leigos que se comportam como religiosos e fazem questão de serem identificados assim. As vezes se fantasiam de cavaleiros, ascensoristas de elevador, açougueiros. Sempre com sinais e indumentária excêntricos.

     Isso é tão verdadeiro que um certo padre afirmou categoricamente que era “tradismático”, ou seja, um hibrido, nem carismático da RCC nem tradicional.

     Mas, o importante mesmo para eles é que todos notem sua grande piedade e sua pretensa missão divina. Esses grupos invariavelmente se arrogam uma missão divina para reformar a Igreja e o mundo. Não são eles que precisam da Igreja para se salvar. Ao contrário, é a Igreja que precisa deles, pois precisa ser renovada... Ora, nada mais falso e fora da doutrina católica.

     Muitas vezes esses grupos aparentemente tradicionais degeneram rapidamente em delírios e abusos. As comunidades da RCC em seu primórdio na década de 1960 eram assim. Quem visse as comunidades da RCC em seu nascimento, pensaria que se tratava de uma comunidade neo-conservadora. Até tradicional diria. E nelas já se tinham todos os problemas doutrinais cujas práticas afetadas vão se refinado e potencializando ao longo do tempo. Temos muitos exemplos disso como os cultos desvairados da TFP ou os cultos judaizantes do Neo Catecumenato.

     Veja essa foto que segue:

     Não se engane que é uma comunidade religiosa. É um Grupo de Oração da RCC. Uma espécie de “comunidade” (se a licença poética me permite) carismática durante um grupo de oração. O sectarismo e as loucuras já estão bem presentes. Mas enganam bem, concorda?

     E sabe quem são eles? Que grupo em particular é este?

     Esse grupo em questão é bem importante, é uma comunidade chamada “Palavra de Deus” da RCC onde faziam um compromisso cerimonial público (uma espécie de pseudo-voto). Inclusive desse grupo saíram outros incentivados pelo Cardeal Suenens de conformação religiosa como uma “irmandade” feminina de mulheres que viviam solteiras, as Servas do Amor de Deus, para expandir os erros pentecostais e ecumênicos internacionalmente. (CSORDAS, J.T. Language, Charisma, and Creativity The Ritual Life of a Religious Movement. UNIVERSITY OF CALIFORNIA PRESS. 1997. p. 84).

     Veja mais essa outra foto, em outro plano do mesmo grupo:

     O “pregador” em pé mais à frente não é o mestre de noviços do seminário diocesano dando um curso de liturgia antiga. Na verdade, é um culto pentecostal do Grupo de Oração. Esse rapaz, Ralph Martin, viria a se tornar o primeiro presidente internacional da Renovação Carismática, e que foi levado para a Bélgica pelo então Cardeal Leo-Jozef Suenens, cardeal este que apareceu nas listas da maçonaria.

     No início a RCC não se chamava Renovação Carismática Católica, mas Pentecostalismo Católico.

     Caro W., no dia 15 de novembro a Montfort promoverá um “Ciclo de Estudos” com quatro conferências sobre novas comunidades.
     Ademais, vamos nos empenhar para publicar alguns estudos a respeito dos movimentos e novas comunidades.

Salve Maria!
André Roncolato.