RCC

Frase herética do Pe. Jonas Abib
PERGUNTA
Nome:
Pedro
Enviada em:
Local:
Porto Alegre - RS,
Religião:
Católica

Encontrei no livro A Bíblia no meu dia-a-dia, pe. Jonas Abib, a seguinte frase> "A Bíblia se explica por si mesma".al frase naum parece demonstrar um ar de protestantismo....essa é minha pergunta.
RESPOSTA

Caro Pedro, salve Maria.

Obviamente a frase do padre Jonas Abib é herética, pois a legítima interpretação da Bíblia só pode ser dado pelo Magistério da Igreja.

Contra esse erro do padre Jonas, diz o concílio de Trento:

"786. Ademais, para refrear as mentalidades petulantes, decreta que ninguém, fundado na perspicácia própria, em coisas de fé e costumes necessárias à estrutura da doutrina cristã, torcendo a seu talante a Sagrada Escritura, ouse interpretar a mesma Sagrada Escritura contra aquele sentido, que [sempre] manteve e mantém a Santa Madre Igreja, a quem compete julgar sobre o verdadeiro sentido e interpretação das Sagradas Escrituras, ou também [ouse interpretá-la] contra o unânime consenso dos Padres, ainda que as interpretações em tempo algum venham a ser publicadas."

O que disse o padre Jonas também é contra o bom senso, pois se a Bíblia se explica por sí mesma, porque então existem mais de 30.000 denominações protestantes que discordam umas das outras na interpretação da Bíblia?

Auxilium Christianorum, ora pro nobis.

Paulo Pedrosa