RCC

Erros de princípios
PERGUNTA
Nome:
Adilson
Enviada em:

Irmãos, sobre o que voces apresentam como sendo a RCC, não condiz com a realidade, aprecio muito sites como este, frente universitaria lepanto,monfort, etc. Porem como irmão católico, creio que o Espirito Santo sopra onde quer, Ele anima e inspira não só a RCC, como tambem outros movimentos presentes na Igreja de Cristo.

É claro os exageros podem existir, onde existem seres humanos limitados, na Teologia da Libertação, o exagero poderá vir atras de um racionalismo sem Deus, como ouvi dizer de Padres pegarem em Armas na Colombia,junto a guerrilha. Exageros que notamos tambem na TFP, onde estudantes eram entregados pelos membros da TFP, ao regime ditatorial.

Creio que é pelos Frutos que podemos verificar se provem realmente de Deus, seja uma obra, um movimento. Posso testemunhar, que ví pessoas que antes era assaltantes,traficantes e num grupo de oração, foram evangelizados e mudaram de vida, familias inteiras sendo convertidas, impossivel o demonio inspirar tal obra, visto que o Demonio é o contrario do Amor(Deus 1Jo-4).

Sugiro que leia livros que falam da RCC, escritos pelos próprios membros, e verá que a RCC prega é amor a Igreja Catolica, a Maria Santissima,aos Sacramentos, ao Papa.

Lembrando que na historia da Igreja, do Cristianismo, a novidade sempre causava desconforto, São Francisco de Assis, sofreu muito, humilhado até pelo Clero para provar que sua Obra provinha de Deus, considerado como Louco.Veja Santa Teresa Dávila, São João da Cruz, Pe.Pio

Mas a Providencia de Deus, sempre com sabedoria e doçura conduz a historia, Deus sempre colocou sua mão, quando dúvidas, existiam na Igreja.

Um Grande Abraço

Adilson

RESPOSTA

Prezado Adilson, salve Maria.

Noto dois erros seus:

1- Não analisar movimentos, como Teologia da Libertação e outros, pelos princípios, mas só por casos concretos. Um movimento deve ser analisado e julgado por seus princípios. Se o movimento tem principios teóricos e doutrinários errados, ele não pode ser aprovado.

Julgamos os princípios doutrinários da RCC errados, e por isso somos contrários a ela.

2- Julgar que, se um movimento produz um fruto bom, pretender que isto provém da bondade do movimento em si. Ora, é exatamente este o modo pelo qual os hereges e sectários vêem seus movimentos: porque o indivíduo, freqüentando uma seita pentecostal, deixou de beber ou de fumar, a seita herética seria boa.

Para você compreender o mal do movimento carismático, recomendo-lhe três documentos:

1- O exame da RCC feito recentemente pelo próprio animador nacional desse movimento, no qual se admitem a origem protestante - portanto herética - do movimento, e seus erros concretos atuais.

2- O documento da CNBB condenando os abusos e erros da RCC.

3- Os livros que defendem a RCC. Por exemplo: "Os carismas" de R . Laurentin, E. Dussel, L. Boros, e C. Duquoc. Este é um livro em que ficam patentes os erros de princípio do Carismatismo católico (E esse livro defende o Carismatismo!). Leia ainda os livros de S. Fávio, para constatar os graves erros de doutrina que vicejam na Renovação carismática.

In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli.