RCC

Canção Nova
PERGUNTA
Nome:
Paulo
Enviada em:

Meu querido Professor Fedeli, muito obrigado pela resposta.

Existe, também, um canal de TV chamado Canção Nova. Já tive oportunidade de assistir algumas pregações. O sermão do Padre Jonas Abib é muito descontraído. Outro dia, ele comentou que o Movimento Carismático nasceu por inspiração do Papa João XXIII e que o Papa João Paulo II tem grande admiração pelo trabalho de evangelismo desenvolvido pelos Carismáticos. O Padre Jonas prega, também, que devemos buscar o Batismo do Espírito Santo e os dons do Espírito Santo (como exemplo: o falar em línguas estranhas).

Tenho observado ainda, que o Movimento Carismático vem atraindo um grande número de jovens. Eu pergunto: na sua opinião, o futuro da Igreja Católica está no Movimento Carismático ou este movimento passará como passou a Teologia da Libertação dos padres comunistas (como se fosse possível ser cristão e comunista aos mesmo tempo)?

A paz e a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Atenciosamente.

Paulo

RESPOSTA

Muito prezado Paulo, salve Maria.

Acabo de responder uma outra mensagem sua --e de modo decepcionante -- pois não pude atendê-lo: minha ignorância sobre livros é maior do que meu desejo de atendê-lo.

Quanto ao Padre Jonas Abib, nunca assisti seu programa, pois não tenho TV. Mas acabo de responder a uma consulente, fazendo um ligeiro exame de dois opúsculos dele: "A Biblia foi escrita para você " (Loyola) e "Aspirai aos dons espirituais", que são lamentáveis. Neles há erros graves como, por exemplo, a defesa de que devemos ter certeza de já estar salvos. Essa é uma tese condenada pelo Concílio de Trento.

E se isso fosse verdadeiro, para que seria então necessário ler a Bíblia ou aspirar aos dons do Espírito Santo?

Logo mais você poderá ler, no site Montfort, minha análise desses dois livros.

Você tem razão ao dizer que a Teologia da Libertação colocava uma tese absurda: ser cristão e marxista, ao mesmo tempo. Ela acabou condenada, e o ex frei Boff largou a batina...Virou Genésio.

Quanto à RCC, ela também tem erros bem graves, alguns deles, a própria CNBB apontou, em documento oficial. Creio que esses erros a farão desaparecer muito rapidamente. Aliás, o que ela provoca é mais uma adesão apaixonada e emotiva do que convicta, e é próprio da emoção ser passageira.

Quantos movimentos surgiram desde o Vaticano II, cada um prometendo ser a solução e a salvação da "debâcle" que vivemos no século XX, e neste início do terceiro Milênio (que começa com Bin Ladens), e desparecendo para dar lugar a outro, ainda mais estapafúrdio?

Valeria dizer desses movimentos o que Virgilio, creio, disse certa vez: "Alios vidit ventos, aliosque procellas".

Ou, como diz a Sagrada Escritura, eles passam como a flor do campo...Toda carne é feno, e toda a sua glória é como a flor do campo. Secou-se o feno e caiu a flor, porque o sopro do Senhor passou sobre ele. Verdadeiramente, o povo é feno; secou-se o feno e caiu a flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre"(Is. XL, 6-8).

O sopro de Deus... Sopro de Deus é a sua palavra. É porque esses movimentos não se fundamentam sobre a verdade -- o sopro ou Verbo de Deus -- é que eles não permanecem, mas passam como a flor do campo.

E alguns, desagraçadamente, nem são flores que se cheirem. Não têm o bom odor de Cristo.

Só a palavra de Deus permanece, e o que se fundamenta nela.