Política e Sociedade

Cega defesa de Cuba
PERGUNTA
Nome:
Elisa
Enviada em:
06/10/2004
Local:
Brasília - DF,

Estava pesquisando sobre o Socialismo e encontrei a página de vcs. Me interessei, afinal gosto do assunto, e me deparei com uma resposta no mínimo metirosa. Conheçam o socialismo, principalmente como funciona em Cuba, ilha que, sem depender do sistema capitalista, mantem a melhor medicina do mundo. Seus habitantes tem mais ou menos o mesmo nível social (todos humildes), mas contam com exelentes sistemas de educação e saúde. Produzem muitas vacinas que nós utilizamos. Eles não querem ser ricos! Porque isso incomoda tanto os paises captalistas? Todo mundo é obrigado a lutar por riquesas materiais? O país mais bem sucedido no Capitalismo são os Estados Unidos. Eles são um bom exemplo de vida para vocês?
Por mais que seja um sistema ditatorial, dá muito mais dignidade a suas "vítimas" que nossa pobre democracia... Acredito que ensinar algo tão preconceituoso e errado para quem procura esse site em busca de conhecimento não é certo. É uma grande responsabilidade alienar pessoas. Não se cansam de fazer isso?
(Publiquem isso no site.... e me respondam por favor.)
RESPOSTA

Muito prezada Elisa ,
Salve Maria.
 
    Claro que vou publicar no site sua defesa da ditadura castrista. Sua carta socialista confessa muita coisa.
 
    Pois você me escreveu:
 
    "Por mais que seja um sistema ditatorial, dá muito mais dignidade a suas "vítimas" que nossa pobre
democracia..."
 
    Então, em Cuba, os cubanos "não querem ser ricos!
 
    Estão conformados com a miséria. Aquela que você chama de humildade:
 
    "Seus habitantes tem mais ou menos o mesmo nível social (todos humildes)" 
 
    Todos miseráveis, você quer dizer.
 
    Então deve ser a "conformação" que faz tantos deles enfrentarem as ondas do oceano, em balsas e botes miseráveis, para tentar alcançar a Flórida.
 
    Segundo você, os cubanos  "Produzem muitas vacinas que nós utilizamos"
 
    Você é quem não diz a verdade.
 
    Nós  fizemos o erro de comprar as vacinas cubanas. Mas não pudemos utilizá-las, porque eram inócuas, e que por não darem proteção contra a doença, eram, de fato, nocivas.
 
    Pagamos as vacinas, e as jogamos fora.
 
    E onde você aprendeu a fábula de que Cuba possui a "melhor medicina do mundo". ?
 
    Se você tivesse dito a mais ocupada do mundo, poderia talvez acreditar, pois lá a fome não é ZerO . É mil.
 
    O que deve lotar hospitais.
 
    E quem lhe disse que, por sermos anti comunistas e anti socialistas, nós defendems o modo de vida americano. Minha cara, a ideologia dialetica a faz escolher sempre entre dois erros opostos. Nós condenamos o socialismo e a "american way of life" . Condenamos o comunismo e o capitalismo que separa a economia da Moral.
 
    Pelo que vejo em você, concluo que sua incapacidade de compreender o que escrevemos denota que você deve ter "estudado" no sistema de educação cubana, no sistema marxista que coloca tapa olhos nos educandos, amarra seus pescoços uma trave fixada num eixo, e os faz mover-se, em círculos, sempre para a frente, com uma cenoura dependurada adiante de suas cabeças.
 
    A cenoura da promessa.
  
    E lá vão os marxistas.
   
    Como os burros de olaria. 
  
In Corde Jesu, semper, 
Orlando Fedeli
 
PS. Esta carta-resposta já estava pronta, quando recebi um artigo de Armando Rafael, comentando um  tombo de Fidel, artigo no qual se conta qual é a opinião do neto de Chê Guevara sobre Fidel  e seu regime.
     Eis ai:
 
    "Da entrevista que Canek Sánchez Guevara concedeu ao semanário mexicano Proceso. Neto de Che Guevara, o mesmo que está imortalizado em Santa Clara, Canek não poupou o regime cubano, considerando-o totalmente dominado pela burocracia, pela corrupção e pelo nepotismo. «Sejamos honestos», disse. «Um jovem rebelde, como Fidel Castro já foi, seria fuzilado na Cuba de hoje, e não apenas condenado ao exílio [como Canek foi]».
OF