Política e Sociedade

Religião e economia
PERGUNTA
Nome:
Daniele
Enviada em:
Local:
PR,

Boa noite !

tenho procurado e lido sobre a influencia da religiao na economia. Li Max Weber , teria algo mais atual onde possa obter essas informações ?

agradeço e aguardo

Daniele
RESPOSTA
Prezada Daniele,

Inicialmente gostaria de lhe agradecer sua visita ao nosso site.

Apesar de não ser minha área, pois sou contador e não economista, tenho também procurado estudar como o pensamento religioso influência as questões econômicas.

Como você deve saber, tanto os autores capitalistas como os marxistas, costumam afirmar que os homens são movidos por fatores econômicos, ou seja, por dinheiro. Ora, se isto fosse verdade, deveríamos perguntar qual o motivo econômico que leva estes intelectuais a nos ensinar estas idéias. Estariam eles interessados em ensinar uma verdade, ou sua motivação seria econômica? Se a resposta for ensinar a verdade, então eles colocariam a verdade acima da economia, contrariando desta forma sua própria teoria. Caso a motivação fosse o dinheiro, teríamos que desconfiar da sinceridade destas pessoas, pois, neste caso, se alguém os pagasse para afirmar o contrário, eles estariam dispostos a tal.

Na realidade somente aqueles que tem pouco valor, moral ou intelectual, são movidos por razões econômicas. Para os demais, o dinheiro é utilizado apenas como um meio de divulgar idéias, as quais são fruto de uma filosofia, que se fundamenta em princípios religiosos.

No livro de Weber que você citou, fica claro que o capitalismo somente pôde se desenvolver porque o protestantismo deu-lhe o suporte ideológico necessário, e que a mudança ocorreu primeiro na mentalidade das pessoas e posteriormente no modo de produzir e na economia.

A tese de Weber é muita antipática tanto a capitalistas como a marxistas, assim não há muito campo para publicações semelhantes, as quais também tenho procurado.

Recentemente foi publicado nos E.U.A. um livro intitulado "Economics as Religion – from de Samuelson to Chicago and Beyond", de autoria de Robert H. Nelson, professor da Universidade de Maryland. Encomendei este livro, mas ainda não o recebi. Segundo uma resenha publicada em um jornal de Economia, o autor demonstra como as diversas teorias econômicas são tratadas pelos seus seguidores como se fossem uma verdadeira religião. Se houver interesse, o site para encomendar o livro é www.psupress.org.

Atenciosamente

M. Garden