Política e Sociedade

Papa e Lula
PERGUNTA
Nome:
Lucas
Enviada em:
Local:
Salvador - BA,
Idade:
19 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Olá,

Será que vocês se lembram de mim? Eu os deixei bem irritados na última vez que eu vos perguntei algo.

Bom, eu sou petista (não filiado), então sempre que eu entro em sites como o seu, o da TFP, da juventude Lepanto, etc..., e vejo verdadeiros ataques bélicos contra o Partido dos Trabalhadores, eu fico bastante confuso.

Minha confusão é a seguinte: Cristo sempre pregou pela igualdade, pela justiça social e pela tolerância. O PT também defende esses ideais. É claro que vocês podem discordar quanto aos métodos, mas isso não explica o verdadeiro ódio que vocês sentem por uma organização que busca um dos gols do Cristianismo: aliviar a dor dos que sofrem.

Para a minha alegria (e sua tristeza, eu acho), Sua Santitade, o Papa João Paulo II me esclareceu essa dúvida: EU ESTOU CERTO!

Talvez, vocês não tenham lido as notícias essa semana, então eu vou vos explicar:

Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, foi visitar o Papa no Vaticano para agradecê-lo o apoio contra a guerra no Iraque. No meio da reunião, conversa vai, conversa vem, Sua Santidade falou ao Ministro que "Lula está de acordo com os principios do cristianismo e da Igreja Católica" (palavras de Celso Amorim).

Ora, ora, ora... acredito eu que isto não vos deixa numa posição muito confortável. Ou vocês renegam tudo o que escreveram, ficando do lado de Lula (e de Sua Santidade), ou vocês negam a infalibilidade papal...

E então, o que vai ser?

PT Saudações.

RESPOSTA
Confuso Lucas, salve Maria!

Infelizmente não me lembrava de você e de sua carta anterior. O que é sinal claro de que ela não me causou irritação alguma. Foi como folha seca levada pelo vento. Folha seca é tão leve. E sua carta não tinha muito peso...

Garanto-lhe, então, que você não me deixou irritado com suas confusões.

Por outro lado, tenho paciência suficiente para tentar orientar confusos e sem fusos. Ou pessoas com os fusos trocados. Coisa que as deixa confusos.

Não pense, meu caro Lucas, que eu vá discordar do que você afirma.

Pelo contrário, concordo plenamente com você quanto ao seu humilde reconhecimento de "estar confuso".

Você me escreve com humildade:

"Minha confusão é a seguinte: Cristo sempre pregou pela igualdade, pela justiça social e pela tolerância. O PT também defende esses ideais. É claro que vocês podem discordar quanto aos métodos, mas isso não explica o verdadeiro ódio que vocês sentem por uma organização que busca um dos gols do Cristianismo: aliviar a dor dos que sofrem"

Realmente, você está confuso.

Onde você leu que Cristo pregou a igualdade?

Você deve ter trocado a capa da Bíblia com a capa do Catecismo Popular do famigerado Frei Betto, aquele amiguinho de Fidel, especialista em receitas de camarão, que ainda não se pronunciou sobre o sumário fuzilamento de três pessoas que tentavam fugir do paraíso terrestre cubano, para ir ao vale de lágrimas dos EUA.

Mas Lucas, onde você leu, nos Evangelhos, que Cristo pregou a igualdade?

Será que foi quando Cristo comparou o Reino dos Céus a um senhor que deu cinco talentos para um servo, dois talentos para outro, e um talento só para um terceiro?

Ou será que Cristo pregou a igualdade quando disse: "A quem muito foi dado, muito será pedido"?

E você não sabe que Cristo nasceu no povo eleito, isto é preferido?

E você não sabe que Cristo ensinava mais para seus discípulos do que para o povo comum? E que Ele escolheu doze apóstolos entre os seus discípulos? E será que você não sabe que Cristo amava mais ao Apóstolo João do que aos outros ? E será possível que você jamais leu que Cristo deu o poder a São Pedro e não aos outros apóstolos?

Realmente, você anda confuso...

Quanto à tolerância de certo partido que você menciona, ainda hoje as rádios e jornais noticiam que esse partido diz que vai expulsar de sua fileiras os deputados que tomarem posição contra o governo. Tolerância completa, desde que se concorde.

Realmente você está com fuso horário... trocado.

Acerte o seu relógio rapaz, porque com idéias erradas e más, Lucas, você jamais verá as coisas corretamente.

Tão com fuso errado você está, que me pede para acreditar que o Papa declarou: "Lula está de acordo com os principios do cristianismo e da Igreja Católica" (palavras de Celso Amorim)". Uai !!!???

Você quer que eu acredite nas palavras do Papa ou nas de Celso Amorim?

VOCÊ ESTÁ CERTO com relação à sua confusão!

Escreva-me, que vou lhe ajudando no que puder.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.