Polêmicas

Padre defende `sermão` de pastor protestante em Aparecida
PERGUNTA
Nome:
Emerson
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica

Olá prof. eu enviei uma pergunta para o Santuário e eles me confirmaram a notícia que realmente um pastor falou no altar. Segue depois a minha resposta para o padre.

Que Deus nos ajude.
Abraços

On Oct 31, 2005, at 3:32 PM, Pe. Jorge Sampaio wrote:

Estimado Emerson,

Foi com alegria que recebemos seu e-mail aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Meu caro, neste ano tivemos a segunda edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Reuniram-se as Igrejas membros do Conic - Conselho Nacional da Igrejas Cristãs e propuseram a celebrar a Campanha da Fraternidade sobre a Paz em suas comunidades em todo o Brasil. A Campanha é uma iniciativa da Igreja Católica e ela, percebendo que a temática da paz é algo de interesse geral, não importando credo religioso, propôs à direção do Conic e esta aceitou o desafio. Foi maravilhosa a campanha, pena que muitas igrejas evangélicas não querem, pois não entendem o sentido do ecumenismo. A proposta do ecumenismo e da camapanha ecumênica não é discutir pontos doutrinais e sim as Igrejas tabalharem juntas em temas de grande interesse de nossos fiéis. Neste sentido, um dos temas da novena da padroeira foi exatamente neste rumo: "Por Jesus, com Maria, cosntruimos a paz entre as Igrejas", pois não podemos viver bringando, mesmo estando divididos por interpretações doutrinais. Assim sendo, surgiu a proposta do Santuário, com o devido aval do nosso bispo Dom Raimundo Damasceno, convidar o pastor Milton Schwantes para pregar este dia, o que foi maravilhoso, todos que participaram gostaram demais do respeito dele para com nossa Igreja e com nossa Mãezinha. Olha meu irmão, talvez você não saiba, mas o pastor Milton não de seita não, ele é membro de uma Igreja protestante clássica e muito antiga e é um homem de uma formação bíblica maravilhosa. Muitos de nós padres mais novos tivemos aula de Sagrada Escritura com ele e que maravilha de aulas com muito respeito e atenção a nossa decisão vocacional. É isso, esta foi a motivação do convite.
Receba minha bênção e fique na paz.

Pe. Jorge Sampaio

From: Emerson
Date: October 31, 2005 4:26:04 PM GMT-02:00
To: "Pe. Jorge Sampaio" <pe_jorge@...>
Subject: Re: MILTON SCHWANTES, DA IGREJA EVANGéLICA DE CONFISSãO LUTERANA NO BRASIL, PREGA NA NOVENA DE NOSSA SENHORA

Olá Pe., desculpe, a minha questão é que fico pensando no que Lutero fez na nossa Santa e Única Igreja, e também no que é de maior valia e objetivo final para a nossa Igreja que é a salvação das almas. a igreja Católica e só ela tem o depósito da fé. Se eu saisse de SP e chegando a Aparecida encontrasse um pastor no altar eu ficaria muito triste. Eles não acreditam na Eucaristia, não aceitam os santos, Maria nem o Papa, então, da mesma maneira eles, se quiserem fazer ecumenismo tem que ser fora do altar.

Pe. o senhor é que tem que dar aulas para os pastores e não o contrário, pois se nós temos Santo Agostinho, São Tomas de Aquino não precisa ouvir explicação de protestante com suas livres interpretações. A Igreja com seus santos doutores sim podem explicar a Bíblia para nós.

Pe. o senhor me escreve:

"não podemos viver bringando, mesmo estando divididos por interpretações doutrinais."

Ora, só existe uma interpretação, quem interpretou errado e foi escolhido para liderar a Reforma e tentar destruir a nossa Igreja foi Lutero e este pastor é um seguidor deste herege condenado pela Igreja, não estará ele no mesmo erro?

Ainda:

"Olha meu irmão, talvez você não saiba, mas o pastor Milton não de seita não, ele é membro de uma Igreja protestante clássica e muito antiga e é um homem de uma formação bíblica maravilhosa"

Muito mais antiga é a nossa, aliás única pois Jesus disse a Pedro: Sobre ti edificarei a minha Igreja, isso a quase 2000 anos Então, quem não estiver conosco esta contra nós, tente Pe. dizer a este protestante que ele está errado em não aceitar a Eucaristia, toda conversa cairá por terra como um castelo de cartas, o senhor sabe que as conversas não podem tomar estes rumos, que aliás é o cerne da questão, então ficamos com outros assuntos importantes sim, mas menores comparados com o grau infinito que é a Eucaristia.
Desculpe por essa missiva, mas sei que a Barca não vai afundar, foi Deus quem disse.
Rezemos para Bento XVI, o doce Cristo na Terra.
Me despeço pedindo a sua benção, que tem poder dado por Deus.

Abraços de um simples vassalo da Igreja.
Emerson