Polêmicas

Beatificação de Anna Katherine Emmerich
PERGUNTA
Nome:
Alexandre
Enviada em:
Local:
Salto - SP,
Religião:
Católica
Idade:
34 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Professor

Prezado Sr.,
O que pensa a respeito da iminente beatificação de Anna Kartharina Emmerick?
Grato.
RESPOSTA

Muito prezado Professor Alexandre,
salve Maria!

    É um prazer, para mim, escrever para um colega de profissão.
    O senhor é professor de que matéria?
    Escrevi uma tese de doutoramento, com mais de 800 páginas, provando que as supostas visões de Anna Katharina Emmerich são falsas, por conterem doutrinas cabalistas e esotéricas, portanto, gnósticas.
    Já o Santo Ofício havia vetado o processo de beatificação dessa freira, dizendo que, uma possível beatificação dela daria autoridade a visões que continham erros muito graves contra a Fé.
    Apesar disso, Paulo VI mandou reabrir e continuar o processo de beatificação dela.
    Mandei para o Vaticano a minha tese, que trata apenas das supostas visões dela, e não diretamente da vida dela, que aliás deixa também muito a desejar. Recebi da Congregação para a Causa dos Santos uma resposta bem gentil, afirmando que se levaria em conta a minha tese, no processo.
    Agora, se noticia que o processo de beatificação dela, deixou de lado as visões que se atribuem a ela, para que o processo pudesse prosseguir. Isto indiretamente dá razão ao que digo em minha tese, pois que se reconhece que, considerando as visões dela, fica impossível a beatificação, apesar de que, na beatificação, como todos reconhecem, não esteja implicada a infalibilidade papal.
    Entretanto, só o se dizer que o processo está indo adiante, deu impulso às vendas dos livros sobre as visões dessa freira doente, explorada por uma seita de magnetizadores hereges.
    Depois do filme de Mel Gibson -- A Paixão -- que alguns consideraram, infelizmente, uma obra extraordinária de apologética, a venda dos livros cabalistas dessa freira cresceu.
    O que foi pena. O filme logo é esquecido. Como já o foi em grande parte, mas, o livro das visões dela, comprado, continuará a ser lido, e fará maior mal ainda.