O Papa

Bento XVI vai decepcionar vocês!
PERGUNTA
Nome:
Marcos
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Protestante
Escolaridade:
Pós-graduação concluída

É patético ver como Orlando Fedeli e os demais montfortianos estão depositando altas esperanças no pontificado de Bento XVI. Acreditam que o Papa ira restaurar a tradição na igreja, irá "revogar" o Vaticano II (apesar dele ter sido um dos seus teólogos mais atuantes), irá rechaçar o ecumenismo e os protestantes (apesar dele ter colocado o ecumenismo entre as principais prioridades do seu pontificado), irá acabar com o diálogo inter-religioso (apesar dele vir insistindo na importância desse diálogo), enfim, que o Papa será o "herói" dos tradicionalistas! Acontece que Bento XVI é muito mais inteligente do que os senhores possam imaginar! Seu pensamento teológico, conquanto fiel à tradição católica, é incomparavelmente mais refinado do que supõe a teologia montfortiana. Sugiro, à guisa de exemplo, que reflitam sobre esse discurso de Bento XVI: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2005/august/documents/hf_ben-xvi_spe_20050819_ecumenical-meeting_po.html .
Não, senhores. Bento XVI não será o herói que os senhores estão esperando. Se de um lado Bento XVI procurará levar em consideração as reivindicações dos tradicionalistas, nem por isso deixará de lado o diálogo ecumênico e inter-religioso, como os senhores gostariam. Ademais, Bento XVI NÃO irá revogar o Vaticano II. Desistam dessa idéia tola, senhores! O que foi iniciado no Vaticano II é algo irreversível e irrefreável. O que Bento XVI fará serão pequenos ajustes, e isso com a competência e com a autoridade (não só magisterial mas também intelectual) que lhe são próprias. É preciso ser muito parvo para não perceber isso, ou então não conhecer nada do pensamento e da obra de Joseph Ratzinger. Ou então as duas coisas.

Bento XVI os irá decepcionar. Podem escrever.
RESPOSTA

Muito prezado Marcos,
Salve Maria.

    Então, você é um protestante que ama o Concílio Vaticano II?
    Ou que, no mínimo, aceita algo do Vaticano II?
    Então, você é um protestante que acredita no Papa ?...
    Ou que, no mínimo, tem esperanças em Bento XVI?
    Claro que esperanças contrárias às minhas, eu sei.
    Mas tem esperanças...
    Então, você será o primeiro portestante que vai ficar católico através do ecumenismo?
    Ou você acha que o Papa é que vai ficar protestante?

    Um homem sempre pode decepcionar. O Papa, enquanto fala como Papa, com o poder dado por Cristo a São Pedro, jamais.
    E a Divina Providência nunca decepciona.
    E a Virgem Maria em Fátima prometeu a vitória através de um Papa que será morto subindo uma montanha com a Cruz. Subindo a um altar.
    Será Bento XVI que trará o triunfo da Igreja sobre as heresias atuais, inclusive sobre o relativismo?
    Só Deus o sabe.

    Por enquanto sei de algumas coisas.
    Sei que Bento XVI condenou, em Regensburg, o Sola Scriptura de Lutero.
    Sei que condenou o irracionalismo da filosofia do protestante Kant.
    Sei que ele condenou também a Teologia Liberal do protestante Harnack.
    Sei que ele condenou, em Regensburg ainda, o Método histórico crítico de Harnack e de Loisy.
    Sei que ele condenou, em Verona, mais uma vez, o relativismo doutrinário.
    Sei que o ecumenismo do Concílio Vaticano II é o relativismo doutrinário aplicado ao campo religioso.
    Sei que Cristo prometeu que as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja católica.
    Sei que Nossa Senhora esmaga todas as heresias esmagando a cabeça da serpente.

    ...E confio em Deus.

    Portanto, se não for Bento XVI que dará a vitória à Igreja, será, logo mais, outro Papa.
    Mas rezo por Bento XVI, porque é o Papa, e porque tanto ódio está despertando entre os ecumênicos que tudo toleram.
    Menos a Missa de sempre.
    Meu caro, você é que estará decepcionado, no final da batalha.
    Passe mal, como o filho pródigo, para afinal, converter-se e passar bem.
    E quando se cansar de comer as bolotas de Lutero, volte para a casa do Pai que é a Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.
PS. As  bolotas são bem amargas, não é verdade? OF