Outros temas

Aulas e cursos da Montfort em sua sede (São Paulo)
PERGUNTA
Nome:
Grasiela Cassemiro
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Asb (auxíliar de Saúde Bucal)

Gostaria de saber como funciona exatamente se preciso pagar alguma taxa ou até mesmo o curso e como faço pra chegar no local (ponto de referência).

RESPOSTA

São Paulo, 18 de março de 2010

Olá Grasiela, salve Maria.

Ao ler sua mensagem, bateu-me o grande desejo de apressar os trabalhos do novo site Montfort e de colocar o quanto antes aqui uma pessoa para atender aqueles que nos procuram!

Outro dia, conversando com uma pessoa que atualmente frequenta nossas aulas, ela me disse: quando eu lia o site, sentia uma vontade enorme de vir aprender com vocês. Não sabia como, no entanto. Pois eu enviava cartas para o site e não recebia resposta e não havia um telefone para o qual eu pudesse ligar. Então, decidi vir até a sede de vocês espiar. Passava aqui em frente... Olhava... Mas não tinha coragem de entrar. Será que é aberto? - pensava eu. Até que um dia, decidi entrar e fui muito bem recebido. Gostei, estou aprendendo muito.

Por isso, enquanto o novo site Montfort não fica pronto e não dispomos dos recursos necessários para manter uma pessoa que possa atender aqueles que nos procuram, apresso-me por responder sua carta, publicando-a no site atual.

Grasiela, as aulas da Montfort em nossa sede funcionam da seguinte maneira. Ocorrendo sempre à noite, oferecemos cursos nos dias úteis e aulas aleatórias nos finais de semana, sábado (a partir das 19:30 horas) e domingo (a partir das 20:30). As aulas de domingo iniciavam-se às 18:00. Com o início da Missa de Sempre no Mosteiro de São Bento, que termina por volta das 20:00, tivemos de retardar o início de nossas reuniões de domingo, já que o Exsultet, um dos corais da Montfort, é responsável pelo canto gregoriano nesta Missa.

Você pode consultar o conteúdo dos cursos regulares em nossa home. Oferecemos, atualmente, três deles: i) Catecismo Romano IV (terça-feira); ii) Filosofia I (quarta-feira); e iii) História da Revolução Francesa (quinta-feira) – esse último começará em maio. Eles são ministrados, respectivamente, pela Profa. Dra. Ivone Fedeli (esposa do Prof.), pela Profa. Ms. Lúcia Sant´Anna, e pelo Prof. Orlando.

Quanto às aulas de final de semana, que são aleatórias, você pode consultar os temas, também em nosso site, aqui. Essas aulas são fruto dos estudos que as diversas pessoas que frequentam a sede da Montfort fazem. É a partir delas que nosso site nasce. As aulas de domingo, que são mais curtas por causa do horário, são sempre, segundo nosso costume, do Prof. Orlando.

Encerro esta missiva, tratando das taxas e pagamentos sobre os quais você pergunta. Quanto custam nossas aulas e nossos cursos? Custam o quanto você quiser doar, se puder doar. Não há mensalidade, embora arrecadar algum dinheiro seja imprescindível para honrarmos nossos compromissos de aluguel, água, luz, etc. Sempre funcionamos assim e é assim que continuaremos funcionando: questões financeiras jamais serão impeditivas para quem quer que seja participar das atividades da Montfort. Se você puder doar, doe. Afinal de contas, precisamos de sua colaboração financeira.

O próprio Legado, projeto ao qual tenho me dedicado aqui na Montfort, opera segundo essa lógica. E é por isso que publicamos nossas aulas gratuitamente. E é por isso que os livros (e-books) que lançarmos como resultantes desse projeto também serão gratuitos. Mas porque tudo isso tem, de fato, um custo financeiro, fazemos as coisas acontecerem à medida que temos os meios (doações) para realizá-las.

Ah, já me ia esquecendo, em nossa sede, você pode também consultar livros em nossa biblioteca São Domingos, que dispõe de mais de seis mil volumes, boa parte dos quais foi doada pelo Prof. Orlando. Há aqui uma sala de estudos – na qual passei muitas horas de minha adolescência! – para isso.

A sede da Montfort fica na Rua Gaspar Fernandes, 650 – Vila Monumento. Monumento, porque fica próximo ao Monumento à Independência, sob o qual jazem os restos mortais de Dom Pedro I, no Museu do Ipiranga.

Ab,
Guilherme