Outros temas

Falsos católicos
PERGUNTA
Nome:
Daiane
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Servidora Pública

Nobres integrantes da Montfort gostaria de dizer que sou assídua leitora desse site e tenho um enorme respeito pelo trabalho de vocês.
Acredito que o catolicismo é a religião verdadeira, porém não posso dizer que sou católica, pois sou uma pessoa extremamente fraca para seguir a verdade. O cristianismo foi posto de lado não por ser falso, mas por ser difícil de ser seguido.
O que eu tenho observado hoje em dia é uma montanha de gente que se diz católica, mas que têm opiniões e comportamentos mais mundanos que os meus que sou "sem religião". Praticam sexo antes do casamento, se utilizam de pílula anticoncepcional, não acreditam na infalibilidade papal, são a favor do casamento gay e por aí vai.
Tenho um enorme respeito pela Igreja Católica e, justamente por isso, não me auto intitulo católica. Acredito que as pessoas que não têm a coragem (meu caso) de seguir corretamente o catolicismo deveriam se abster de usar a denominação de católicos. É melhor para a Igreja Católica ter poucos fiéis seguidores, do que uma multidão que não faz a menor idéia do que é ser católico.

Daiane
RESPOSTA

Muito prezada Daiane,
Salve Maria.

     Apreciei muito sua carta que transpira sinceridade.
     Certa vez um famoso jornalista — cujo nome não quero citar — disse uma frase que resume sua carta, e que cito de memória e não literalmente:

“Ser católico não e para qualquer um. É para quem tem coragem de ser”.

     Ele poderia ter dito: Ser católico é só para aqueles que tem coragem de sofrer. Para os que têm coragem de carregar a cruz, negando-se a si mesmos.
     Ninguém tem coragem de fazer isso, sem a comunhão. Quem não se alimenta, perece. Quem não comunga, fica sem forças.
     Por isso, Nosso Senhor disse:

Sem Mim nada podeis fazer”.

     Confesse. Comungue. Terá então força para praticar a religião.

     Escreva-me sempre.