Outros temas

Pastorais sem pastores
PERGUNTA
Nome:
Dina Tereza Alves Macena
Enviada em:
Local:
Valparaiso de Goiás - GO, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
Policial Civil

Bom Dia,
Salve Maria!!!

Sr. Orlando,
Espero que o sr esteja bem de saude e que Deus lhe de longos anos de vida para lutar ainda mais contra os inimigos da Santa Igreja.
Sr. Orlando, que a Igreja esta em situacao lastimavel em londrina eu ja falei, mas neste natal nao se dignaram nem em colocar flores no presbiterio, e o incenso que foi oferecido foi de leve. Mas o que mais me indignou foi o jornal dito catolico que foi distribuido na catedral neste dias.
Vou escrever como esta neste jornal dito catolico, pois ainda nao consegui escania-lo para enviar. Vou tentar colocar exatamente como esta.

Igreja em comunhao

Instrucoes para iniciar o Ministerio Comunhao dos Santos nas Paroquias

O ministerio Comunhao dos Santos- MCS, tem como objetivo a formacao de missionarios(as) para a animacao dos grupos de reflexao e das diversas pastorais. Para a sua criacao e funcionamento sugerimos os seguintes criterios.
1 AGENDAR UMA REUNIAO DE SENSIBILIZACAO.
O paroco deve estar informado desta solicitacao ou ser ele mesmo o solicitante.
O paroco ou pessoa da paroquia que solicitou, devera agendar uma reuniao com as pessoas interessadas, para que um missionario da ABENVIP possa participar e esclarecer os objetivos, vantagens e como funciona essa atividade.
Somente apos o trabalho de sensibilizacao sera formado o grupo de aspirantes para participar do curso de capacitacao.

2- Promover o curso de capacitacao
Duracao minima de 10 hs. Sugestao- trabalhar em 5 etapas de 2hs cada, uma vez por semana ate a conclusao do curso.
Grupos de 6 a 15 pessoas no maximo.
Cada participante preenche uma ficha de inscricao.
O curso e realizado somente quando o paroco solicita ou autoriza.
Antes do encerramento do curso fazer a eleicao ou nomeacao da equipe de coordenacao constituida de no minimo 3 pessoas, coordenador secretario e tesoureiro.
Solicitar um padre ou religiosa para a direcao espiritual do grupo.

3- apresentar o grupo aa comunidade numa missa de envio.
Cada missionario da comunhao dos santos recebe uma alianca de tucum.
Fazer a consagracao ao Sagrado Coracao de Jesus ou ao padroeiro local.

4- Divulgar o planejamento anual de atividades.
Enviar aa ABENVIP um relatorio do trabalho realizado.

5- Preservar a documentacao das atividades.
Sugerimos o registro em livros de capa dura (livro ata) ou a utilizacao de um banco de dados no computador.

Mais informacoes com Wanderley Jorge
Rua Piaui 191, sala 50 Centro Comercial- CEP 86010-906
Londrina- Pr
Fones 43-30293330 e 33393190

Enfim ai esta e ao centro da reportagem esta um triangulo relacionando , militante(terra) triunfante (ceu) Padecente (purgatorio). Em uma parte do jornal diz o que e a ABENVIP, mas esse jornal eu entreguei a um frei CATOLICO.
RESPOSTA

Data 09.01.2009

Muito prezada prezada Dina,
Salve Maria.

     Obrigado pela confiança em nós depositada. Reze por nós.

     Que coisa mal escrita é exposta nesse documento que me envia. Acaba-se não sabendo bem em que consiste a tal ABENVIP.

     E que é a tal comunhão dos santos?
     No Credo afirmamos que cremos na Comunhão dos santos que é a participação de todos os membros da Igreja, em estado de graça, nos méritos infinitos de Cristo e dos santos. Mas, uma associação da Comunhão dos Santos distinta da Igeja Católica é uma gagueira.

     Depois do Concílio Vaticano II todo leigo virou membro de pastorais. Há pastorais para tudo. Só faltam os pastores. E quando não há verdadeiros pastores, as ovelhas se dispersam.

     Deus lhe conceda um ano novo pleno de graças.