Outros temas

Águia da Montfort
PERGUNTA
Nome:
Regina
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
29 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Administradora De Redes

Paz e bem!
Gostaria de saber qual o significado da águia usado como símbolo da associação no site? Parece a mesma imagem da nota de 1 dólar...

Regina Thelma
Brasília - DF
RESPOSTA

Muito prezada Regina ,
Salve Maria.

    A única relação da águia da Montfort com a águia da nota de um dólar é que as duas são águias. Mas o desenho é completamente diferente. A águia do dólar é uma bold eagle desenhada em estilo romântico, enquanto a da Montfort é em estilo heráldico.
    Quanto oa significado da águia da Montfort é o seguinte:
    Muitos anos atrás, fizera eu uma jaculatória para meus alunos com os seguintes dizeres:
    "Dai-nos Virgem pura, Fé, Pureza e Bravura" .
    A é a principal virtude da alma. A pureza é a virtude principal relacionada com nosso corpo. E essas duas virtudes temos que defendê-las com barvura.
    Creio que foi a uns vinte anos que desenhei essa águia para os jovens da Montfort, simbolizando heraldicamente a jaculatória anterior.
    Costuma-se dizer que a águia tem um olhar muito penetrante e que ela fixa o Sol. Ora, o sol é simbolo da verdade. Dai, o olho da águia que fixa o sol ser o símbolo da Fé que fixa e considera as verdades reveladas por Cristo, Sol da Verdade.
    A pureza citada na jaculatória é representada pela flor de lis, o lírio, que nasce na lama e permanece limpo. Daí a águia ter no coração o lírio da pureza, principal virtude do corpo.
    Mas, Fé e pureza devem ser defendidas com bravura. Daí as duas espadas que lembram a frase de Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Agora, quem não tem uma espada, venda o seu manto e compre uma". (...) Ao que os Apóstolos responderam " Eis aqui duas". E Cristo concluiu: "São suficientes" (Cfr Luc. XXII,36-38).

     Agradeço sua curiosidade, que me deu a oportunidade de explicar esse símbolo.