Outros temas

Data do Natal
PERGUNTA
Nome:
Denise
Enviada em:

Qual é a verdadeira data mais provável do nascimento de Jesus?

RESPOSTA
Prezada Denise, salve Maria.

Certo é que Jesus quis nascer na época mais fria do ano, para, desde seu nascimento, sofrer pela salvação dos homens. Daí ter Ele nascido lá pelo solstício de inverno, do hemisfério norte, que se dá no final de dezembro.

Quanto ao ano, parece que houve um engano na contagem das datas. Sabe-se que Jesus nasceu no 15o. ano do governo de Tibério. Ocorre que Tibério havia sido associado ao governo de Augusto, 4 anos antes da morte desse Imperador. Por isso a verdadeira data do nascimento de Cristo deve ter sido no ano 759 da fundação de Roma, e não no ano 753, como foi contado. Se este cálculo estiver correto, hoje estaríamos no ano 2004.

O importante, porém, não é a data precisa em que Cristo nasceu para nós. O essencial é que "Um menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado"...

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.