Outros temas

Associação Montfort: o que é?
PERGUNTA
Nome:
Luciano
Enviada em:
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Paz!

Gostaria de saber qual a posição da Santa Igreja em relação à associação de vocês. Pude notar que o diretor é um doutor em História e que a associação conta com vários tipos de profissionais. Existe um representante do clero na Associação Montfort? Que base a Santa Igreja Católica dá para vocês opinarem em tantos artigos falando "em nome da Igreja"?
Por favor não me interpretem mau, eu só gostaria de saber se existe alguém na Igreja (Bispos, Cardeais, o Papa) que sabe da existência desta associação e apoia a mesma.

Obrigado,

Luciano.

RESPOSTA

Muito prezado Luciano,
Salve Maria.
A Associação Cultural Montfort é formada por católicos leigos, quase todos com formação universitária, tendo muitos elementos já com pós graduação. Eu mesmo sou professor, e como tal sou obrigado, por dever de estado, a ensinar religião. Ademais, todo católico tem a obrigação de defender a fé. É o que fazemos em nossa associação.
Nós não falamos, e nem pretendemos ou podemos falar em nome da Igreja, pois não somos Bispos, nem sacerdotes. Agimos enquanto leigos católicos, sem qualquer autoridade, a não ser a de simples católicos.
Nada mais fazemos do que reproduzir o ensinamento da Igreja, que estudamos com afinco.
Somos leigos católicos que, como se pode ler em vários documentos recentes, inclusive do Vaticano II , têm o direito e o dever de defender a fé, usando de nossa livre iniciativa. Os documentos eclesiásticos mais recentes dizem que os Bispos devem aproveitar e incentivar as iniciativas dos leigos na defesa e expansão da religião.
Certamente a Montfort não é conhecida pelo Papa, pois ela é uma associação muito pequena e sem importância.
Durante muitos anos contamos com a assistência e o apoio de Monsenhor Sylvio de Morais Mattos, vigário da Catedral de São Paulo. Ele permaneceu conosco até a sua morte, em 1995.
Temos também vários outros sacerdotes amigos, a quem pedimos conselho e que nos assistem espiritualemente.
Mas não somos uma Associação paroquial ou religiosa, e sim uma associação cultural de leigos, que gostam de estudar, e que usam os estudos para defender a Igreja, tão atacada hoje em dia.
Pedimos então que reze para que Deus nos ajude a fazer isso com zelo e caridade.