Outros temas

Sufismo
PERGUNTA
Nome:
Jacques
Enviada em:

Olá,

Estive lendo este site, onde há excelentes informaçoes historicas sobre o islamismo. Gostaria de saber como o Sufismo se articula com o Isla. Ele é uma versao do Islamismo? Os sufistas são seguidores do Al Corao? Como eles sao vistos pelos islamitas mais fundamentalistas?

Obrigado por sua atenção.
Jacques Salles

RESPOSTA

Prezado Jacques, salve Maria.

Você poderá encontrar alguns dados sobre a doutrina sufi em meu trabalho sobre "A Gnose "Tradicionalista" de René Guénon e Olavo de Carvalho", existente no site Montfort.

Para mais dados, recomendo-lhe que leia os livros de Henry Corbin sobre o shiismo em geral. Lá ele dá algumas informações importantes sobre a Gnose sufi. São livros muito instrutivos e bem documentados. Também num trabalho que escrevi sobre Hassan Sabbah e Alamut você poderá encontrar alguns outros dados sobre o shiismo. Leia também as obras de Ibn Arabi que foi o mais importante pensador sufi. (Algumas delas estão na Internet).

Não lhe recomendo ler o opúsculo "Iniciação ao Islam e ao Sufismo" de Mateus Soares de Azevedo, que é fraco demais. É perda de tempo lê-lo.

Os maometanos sunitas ortodoxos, nomalmente, não vêem com bons olhos o sufismo e muito menos o shiismo. O próprio Guénon, no Cairo, não era bem visto por eles. Quanto aos que são chamados, hoje, fundamentalistas, seria preciso definir melhor quem eles são.

Sobre Maomé e o Corão recomendo-lhe o excelente livro de Hanna Zakarias "De Moïse à Mohammed", assim como o livro "Le Coran est-il authentique? " de Mondher Sfar. O livro de Christian Jamblet sobre a idéia da "Ressureição" em Alamut, do qual citei várias passagens em meu trabalho sobre "A Gnose "Tradicionalista de René Guéno e de Olavo de Carvalho".. é muito interessante e bem fundamentado em documentos.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.