Outros temas

Jubileu
PERGUNTA
Nome:
Joseny
Enviada em:

Sou frequentador do Site Monfort e gostaria de saber se poderá me ajudar a compreender melhor sobre o Ano Santo e o Jubileu. Sou catequista e tenho constante sede em aprender as coisas de Deus e de Sua Santa Igreja. Parabenizo a todos que fazem este Site.

Atenciosamente,
Joseny Freire de Carvalho.

RESPOSTA

Prezado Joseny, salve Maria.

Agradeço-lhe o estímulo de suas palavras em favor de nosso site.

O jubileu é um acontecimento católico que tem raízes ainda no Velho Testamento.
Entre os judeus, após cada 49 anos (7x7), portanto no quinquagésimo ano, se comemorava um ano de jubileu, ano no qual se concediam certos favores.
No jubileu judaico, a terra não podia ser cultivada, deixando-se-a descansar, e todas as propriedades que haviam sido hipotecadas ou perdidas pelas famílias, voltavam a ser, de novo, propriedade da família original.
Isto significava que a propreidade familiar era alienável apenas por cinqüenta anos.

A Igreja tomou este costume judaico e o aplicou à esfera espiritual: a cada 50 -- ou a cada 25 anos -- se festeja um Jubileu de graças. O Papa concede então, aos que praticarem certos atos penitenciais (confissão, peregrinações a Roma ou a certas igrejas) indulgências extraordinárias. Por ela ficam perdoadas todas as penas temporais pelos pecados cometidos, CONFESSADOS e PERDOADOS, desde qua a pessoa cumpra os atos penitenciais com verdadeiro arrependimento e propósito de emenda, confessando-se e comungando na intenção de obter a indulgência do jubileu.

Este ano -- 2.000 depois do nascimento de Cristo -- o Papa João Paulo II decretou ano jubilar, concedendo indulgências extraordinárias e especiais, facilitando muito a obtenção delas, mesmo sem ir a Roma, podendo ser obtidas em cada país.

Esperando te-lo atendido, nos suscrevemos
in Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli