Outros temas

Denzinger / Monsenhor / Abbé de Nantes
PERGUNTA
Nome:
Ricardo
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,

Prezados Senhores,

Espero que não se zamguem por abusar da paciência suas e mandar três perguntas de uma vez.

A primeira é prosaica, mas creio que poucos procuram saber a respeito.

O que é Denzinger, esse nome, cuja origem mesma também gostaria de conhecer, o qual muitas vezes acompanha os documentos da Igreja?

Segunda: eu pensava que a dignidade de Monsenhor era exclusiva para padres; mas descobri, pelas leituras na internet, bispos (como Dom Lefebvre, por exemplo) que possuem tal dignidade. Portanto, o que é exatamente um monsenhor? Tanto padres como bispos o podem ser? Houve, por acaso, alguma mudança quanto a este costume devida ao Concílio?

Por último, gostaria de saber se o Abbé de Nantes é herético, cismático, ou se ainda está em comunhão com a Igreja.

Agradecendo e desejando-lhes um Feliz Natal,

Ricardo
RESPOSTA
Prezado Ricardo, salve Maria.

Chama-se de Denzinger a obra de um jesuíta alemão, Padre Heinrich Denzinger, que compilou os principais documentos doutrinários da Igreja, em 1854. Depois de seu falecimento, houve várias reformulações de sua obra, dai acréscimos que se dão ao nome Denzinger.

O título de Monsenhor é dado para certos sacerdotes por seus méritos e é um título apenas honorífico.

Na Europa, o tratamento comum dado aos Bispos é o de Monsenhor. Aqui no Brasil se usa o Dom, abreviatura de Dominus, (senhor, em latim).

De que tenha eu notícia, o Abbe de Nantes não foi excomungado e continua em união com o Papa.

Aproveito a ocasião para lhe mandar meus votos de um santo Natal.