História

Participação de Paulo VI no Concílio Vaticano II
PERGUNTA
Nome:
Divina A. Marshall
Enviada em:
Local:
Iturama - MG, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Geografa

Salve Maria!

Quero me desculpar inicialmente por faze-los perder tempo comigo.
conheci o site em dezembro de 2010 e devorei diariamente, nos momentos livres, as respostas incriveis e sabias do Sr Orlando Fedeli. Como me fizeram bem as explicacoes, os ensinamentos, sobre assuntos que eu nao concordava com a minha Igreja de hoje. Deixei de me ver como a pessoa do contra, sempre vendo erros e abusos dentro da Igreja. Agora tenho respaldo pra ver que o problema nao sou eu mas sim o que fizeram da igreja e dos padres, uns pobres coitados que ja nao sabem nada e brigam por modernizacao.
Bem mas minha duvida "e sobre um livro que li a muito tempo, enquanto morava nos EU, nao me lembro do titulo nem tampouco do autor. Gostaria de saber se ja leram e o que acham dele, so posso lhes adiantar o conteudo. O autor,ja nao lembro os detalhes, fala de conspiracao dentro do concilio Vaticano Segundo, mas considera como conspirador o Papa Paulo VI, contra a forte corrente modernista que assolava o concilio. Segundo o autor o Papa e alguns poucos do clero a seu favor conseguiram derrubar propostas muito mais revolucionarias e modernistas usando de metodos nada honestos. Termina dizendo que foi a primeira vez na historia que a minoria ganhou da maioria.
Por favor se alguem ja leu este livro me mandem suas impressoes sobre ele.

Uma pena o Sr Orlando nao estar mais entre nos. Como gostaria de contar minha estoria a ele

Que a paz de Deus esteja convosco.
RESPOSTA

Prezada Profª Divina Marshal, salve Maria!

     Agradeço as suas palavras de incentivo ao nosso trabalho contra o Modernismo infiltrado na Santa Igreja para o qual peço as suas orações.

     Em todas os livros e artigos que li sobre o Concílio Vaticano II, sua preparação, seu desenvolvimento, suas conclusões e conseqüências, jamais encontrei a afirmação que a senhora nos apresenta, segundo a qual o Papa Paulo VI seria um conspirador "contra a forte corrente modernista que assolava o concilio".
     Muito pelo contrário, Montini, durante toda a sua vida, da sua juventude ao seu pontificado, sempre esteve do lado dos Modernistas, sendo um dos seus principais líderes. No decorrer da sua atividade no Vaticano como Substituto na Secretaria de Estado [1937- 1954], sempre os protegeu, quer evitando a condenação de muitos deles, quer que suas obras fossem colocadas no INDEX.

     Sua atuação no Concílio Vaticano II foi sempre a favor dos modernistas, conforme claramente se lê no livro do Pe. Ralph Wiltgen, “O Reno se lança no Tibre”cuja leitura é fundamental para se conhecer o dia a dia do Vaticano II. No site há inúmeros artigos citando essa obra, bem como muitos artigos sobre Mons. Montini / Paulo VI incluindo a direção que ele deu ao Concílio Vaticano II.

     No momento, estamos redigindo uma série de artigos, sob o título A Aproximação da Maçonaria à Igreja Católica" no qual mais adiante trataremos também da biografia de Paulo VI.

     Permaneceremos ao seu dispor para eventuais  esclarecimentos,

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli