História

Celibato
PERGUNTA
Nome:
Flávio
Enviada em:
Local:
Colatina - ES,
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Programador

Boa tarde!
Tenho apenas um questionamento:
Quando o celibato começou a vigorar na Igreja Católica?

RESPOSTA

Muito prezado Flávio,
salve Maria!

    O celibato sempre foi praticado na Igreja Católica. Nosso Senhor deu o exemplo disso para os sacerdotes, Ele que é o Sumo Sacerdote da Igreja.
    São Paulo diz que é bom casar, mas que fazem melhor os que, como ele, guardam o celibato completo.
    Leia a Primeira Epístola aos Coríntios, onde, no capítulo VII , São Paulo faz a defesa da virgindade.
    Então, sempre se praticou o celibato sacerdotal ou dos religiosos, na Igreja.
    O Papa São Leão Magno, no século V, afirmava que o celibato sacerdotal fora sempre praticado na Igreja. Vários Concílios da Igreja primitiva e medieval defenderam o celibato sacerdotal.
    No século XI, como o celibato entrasse em crise -- mas não tanto quanto hoje -- a Igreja estipulou, por lei canônica, aquilo que ela sempre praticou e favoreceu.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.