História

Identificação dos excomungados
PERGUNTA
Nome:
Marco
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,

Gostaria de saber como eram identificadosos excumungados da Igreja Católica nomeio da poulação durante a Idade Média e a atualidade, se era comum, e quais os prncipais motivos para serem excumungados?
RESPOSTA
Muito prezado Marco Antônio, salve Maria!

A excomunhão é uma medida punitiva aplicada pela Santa Igreja contra quem viola a Fé, ou comete grave crime público contra a caridade.

Normalmente a excomunhão era imposta pela Santa Sé. Há também a possibilidade de uma excomunhão episcopal, que vale apenas na Diocese do bispo que lança essa pena contra alguém.

Pode haver vários tipos de excomunhão. A mais grave é aquela que é imposta por crime de heresia.

Na Idade Média, os que eram excomungados não participavam mais da vida da Igreja. Como a religião católica era universalmente praticada, e como os fiéis freqüentavam apenas as suas paróquias, onde todos se conheciam, sabia-se quem havia sido excomungado, e era fácil identificá-lo . Hoje em dia, embora muitos caiam em excomunhão automática -- por exemplo os que defendem e praticam o aborto, ou os que defendem publica e pertinazmente heresias já condenadas -- muitos excomungados continuam a levar vida eclesial em paróquias, sem se incomodar com a excomunhão. Pior ainda é o fato de que muitas autoridades deixam de levar em conta casos de excomunhão escandalosos, como se não existisse essa pena, na Igreja.

Se você puder consultar o
Código de Direito Canônico, poderá ter lá mais informações a respeito dessa pena eclesiástica.