Reforma litúrgica a vista?
PERGUNTA
Nome:
Helder
Enviada em:
Local:
Vitória da Conquista - BA, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Desenvolvedor de Software

Olá irmãos da Montfort, salve Maria!

Primeiramente, devo agradecer pelo bem que o site me deu. Como o profº Orlando(que Deus o tenha em Sua Santa paz) dizia em suas cartas e nas vídeos aulas que tive a oportunidade de assistir, não há dinheiro que possa pagar o valor da verdade. Hoje posso dizer que tenho muito mais compreensão sobre o que realmente seja Deus e posso afirmar, humildemente, que tenho fé. Posso também enxergar como as ideias e filosofias que regem o mundo, atualmente, são tão aversas a Deus.
Estive dando uma olhada, como agora de costume, em alguns sites de apologética e de comunicação católicos, e encontrei no aci(http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21106) uma notícia que desmente uma possível reforma litúrgica que aconteceria por meio de Motu Próprio de Bento XVI.
Achei muito interessante, alguns trechos da notícia, como o seguinte:

"Segundo Tornielli, esta modificação, que viria contida em um motu proprio, faria possível que este dicastério promova uma liturgia "mais fiel às intenções originais do Vaticano II" deixando "menos espaço para mudanças arbitrárias" e pondo mais ênfase na sacralidade da Missa."

E este:
"Nesse caso, o que aconteceria é uma volta aos ensinos do Concílio Vaticano II para empreender "uma reforma da reforma", assinala Tornielli."

Apesar de se informar no texto que o vaticano tentou, ao meu ponto de vista, amenizar o conteúdo do artigo de Tornielli, parece que o Santo Padre, realmente quer acabar com os excessos que começaram a ocorrer na Santa Missa e até mesmo, iniciar o reestabelecimento da Missa de S. Pio V para toda a Igreja.
Que Deus abençoe vocês em sua missão e sempre esteja com o Santo Padre, dando-lhe força e coragem para reestabelecer a nau de São Pedro.

Em Cristo,

Helder Neres
RESPOSTA

Prezado Helder,
Salve Maria!

     De fato, que Deus sustente o nosso Santo Padre Bento XVI!

     Pois, até o bem que ele já fez, como a liberação da Missa de sempre através do Motu Próprio Summorum Pontificum, vem o inimigo e tenta desfazer com uma regulamentação odiosamente restritiva, como denunciam hoje os blogs católicos: http://blog.messainlatino.it/2011/02/niente-motu-proprio-in-diocesi-di.html ; http://rorate-caeli.blogspot.com/search/label/Summorum%20Notes .

     Quanto à reforma da reforma litúrgica, ou seja, a tentativa de colocar alguma ordem no vale-tudo em que se transformou a Missa de Paulo VI, as reações contrárias que se levantarão serão certamente gigantescas. Se ainda quando se trata da Missa tridentina - que os modernistas não são obrigados pelo Motu Próprio a celebrar - eles não poupam esforços para impedir, imagine quando se quiser mexer na Missa "deles"!

     Escreva-nos sempre.

In Jesu et Mariae,
Lucia Zucchi