Salvação pelos méritos de Cristo
PERGUNTA
Nome:
Marlene Lima
Enviada em:
Local:
Santos - SP, Brasil
Religião:
Católica

Se, Jesus já nos remiu por sua cruz, não estamos salvos?

Então, porque precisamos de tantas penitências tantas práticas religiosas.

Em muitas missas de sétimo dia, os padres até falam que os falecidos já estão no céu.

As vezes fico confusa com as espressôes usadas pelos padres, dizem que Jesus é misericordioso conosco, outras vezes que devemos trabalhar nossa salvação.

Por favor , Monfort, esclareça minhas dúvidas.

marlene, obrigada,

RESPOSTA

Prezada Marlene,
Salve Maria.

     Você está confundindo a Redenção objetiva, realizada na cruz por Nosso Senhor Jesus Cristo e, de fato, oferecida a todos os homens – nesse sentido Ele morreu por TODOS – com a Redenção subjetiva, ou seja esse mérito infinito de Cristo aplicado a cada sujeito individual. E, nesse sentido, Cristo não morreu por todos, pois nem todos têm aplicados a si os méritos de Cristo, mas por MUITOS, como nosso Senhor mesmo disse na Santa Ceia:

o Sangue da Nova e Eterna Aliança, que é derramado por vós é por MUITOS para a remissão dos pecados”.

     Por isso também São João diz no Prólogo do seu Evangelho:

“e aos que creram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”.

     Ou seja, para que nos tornemos filhos de Deus, para que aproveitemos a Redenção é necessário:

     1º. Crer em tudo o que Nosso Senhor ensinou;

     2º. Ser batizado, pois o batismo é aplicação dos méritos de Cristo a cada um de nós;

     3º. Conservar a graça do batismo, pelo afastamento de todo o pecado mortal. Ora, devido a nossa fraqueza, oriunda do pecado original, para vivermos na graça de Deus precisamos dos recursos dos Sacramentos (confissão, comunhão, etc), da oração e da penitência.

     Espero que você tenha compreendido. Recomendo-lhe que compre o Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã ou o Catecismo de São Pio X e o estude.

Salve Maria.
Francisca Romana Miranda