Como se forma o caráter do homem?
PERGUNTA
Nome:
Jose Juliano
Enviada em:
Local:
São José dos Campos - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Caros amigos, Salve Maria
Com relação ao livre arbitrio do homem, mais a doutrina de Duns Scoto, segundo a qual Deus imprimiria arbitrariamente no intelecto humano conhecimento sobre algo que materialmente não existe, pergunto: O caráter do ser humano é formado com base na educação que recebe, ou seu caráter já está pré definido desde a sua concepção?

 ps. entendo por caráter o senso de certo e errado, e mesmo a moral que orienta o homem a agir dessa ou daquela maneira, agindo conforme o bem e a justiça, ou contrário a eles, numa atitude escupulosa ou inescrupulosa.

Desde já obrigado,
Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristrãos, rogai por nós.
RESPOSTA

                 Data:     16.12.2008

Muito prezado José Juliano,
Salve Maria.

     Você está confundindo caráter psicológico com livre arbítrio. O caráter psicológico com que nascemos é fixo, mas ele não nos toma a liberdade. Deus nos deu livre arbítrio e nos dá as graças suficientes e necessárias para agirmos bem, livremente. Isso é um dogma da Igreja.
     A educação que recebemos pode nos ajudar mas, continuamos livres para agir bem ou mal.
     É certo também que Deus imprimiu em nossa alma o conhecimento da lei natural. Sempre que agimos contra a lei natural, nossa consciência nos acusa imediatamente.

     Que Deus lhe conceda um santo Natal.