Uma proibição que não atinge Dom Redovino Rizzardo
PERGUNTA
Nome:
Gederson Falcometa Zagnoli Pinheiro
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
2.o grau incompleto
Profissão:
Digitador

De: Gederson Falcometa Zagnoli Pinheiro de Faria
Enviada em: sábado, 29 de novembro de 2008 22:49
Para: domredovino@terra.com.br
Assunto: Uma proibição que não atinge Dom Redovino Rizzardo

Por ocasião da promulgação do Motu Propio Summorum Pontificum, o Bispo Dom Redovino Rizzardo, escreveu um artigo intulado "De novo a Missa em Latim?". Neste artigo ele escreveu sobre o Rito de São Pio V :

"Costuma-se dizer que os extremos se tocam. Assim, como reação aos “modernistas”, que se sentem donos da celebração e acima de quaisquer normas litúrgicas, fortificam-se os “conservadores” na defesa de um ritualismo vazio e estereotipado. Não foi por nada que os antigos latinos cunharam o provérbio: “Virtus in medio: a virtude está no meio”, ou seja, no equilíbrio." De novo a Missa em Latim? Dom Redovino Rizzardo

Normalmente este Bispo costuma respeitar mais as tradições locais do que a tradição da Igreja. Como pode se ler em outro artigo dele:

"Se a missa que denominamos “latina” ou “romana” pode se tornar insossa, não seria mais sábio partir para outro tipo de celebração, mais popular e inculturada, como, por exemplo, acontece com as assim ditas missas “crioula”, “gaúcha” e “nordestina”? Mas, será que a simples mudança resolve a situação? O que diz a Igreja a respeito?" Missa Nordestina, gaúcha e romana - Dom Redovino Rizzardo

E ainda:
"Desta forma, mesmo sem alterar as partes fixas da missa, aprovadas pela Santa Sé para toda a Igreja, nada impede que ela seja enriquecida com as tradições próprias da cultura de cada povo em todas as partes deixadas ao arbítrio do celebrante e dos fiéis." Missa Nordestina, gaúcha e romana - Dom Redovino Rizzardo

Como pode se ver, o Rito que foi celebrado no ocidente por uma multidão de Santos,  por quase dois mil anos (O rito de São Pio  foi a reforma do Rito Gregoriano), para este Bispo, é vazio e esteriotipado. Mas as Missas onde a comunidade contempla as suas própias tradições, como Narciso que cultuava a própia face, é cheio de vida.
Como este Bispo não vê a si mesmo e a sua comunidade no Rito Tridentino, ele o julga como julgou, ou seja, ele julgou o Rito Tridentino por si mesmo. O que ele prática nada mais é do que NARCISIMO LITÚRGICO.

Recentemente (28/11/2008), ele escreveu um artigo intitulado "É proibido ser Cristão. Confesso que muito me surpreendeu o título do artigo. Digo-lhes o por que: não defendeu ele no artigo sobre a Missa Tridentina que os extremos se tocam e o "Virtus in médio" ?

Caríssimos leitores, o virtus in medio é uma medida utilizada para se determinar asvirtudes cardeais apenas, não o ser das coisas. A virtude só esta no meio, entre os dois vícios que se opõem às  virtudes cardeais (Temperança, Fortaleza, Prudência e Justiça). Nas virtudes teologais ( Fé , Esperança e Caridade), a virtude está no extremo, porque entre a fé e a heresia, não exsite meia fé. Entre a esperança e o desepero, não há uma esperança desconfiada, assim como entre a caridade e ódio não existe uma caridade mais ou menos odienta Posso dizer que a coragem é o meio termo entre a covardia (falta) e a temeridade (excesso). Mas não posso sequer dizer que o Bispo é um termo médio, porque o Bispo é uma autoridade constituída pela Igreja. Se a virtude esta no que disse este Bispo, então devemos considerar que ele esta vindo a ser Bispo, ele não é Bispo. Desta maneira, a aplicação que ele deu a modernistas e tradicionalistas, é totalmente errada. Da forma que ele colocou, a virtude estaria entre:

O sim e o não: Talvez (Contraria diretamente o nosso Senhor)
O ser e o não ser: Tir-a-ser;
A tese e antítese: Síntese (dialética hegeliana);
A Ortodoxia e a heresia: Heterodoxia
O frio e o quente: MORNO.

Considerando-se então, a lógica de que os extremos se tocam e que a virtude no meio (Ficar em cima do muro), é proibido ser Cristão, pois a virtude esta entre não ser e ser Cristão, ou seja, em vir a ser Cristão. Então neste caso como fiel defensor do Concílio, Dom Redovino Rizzardo, deveria propor para os cristãos da Índia que não morram por Cristo e pela sua fé, mas que dialoguem com os indianos. Assim eles poderam assimilar as tradições locais e se livrar de o estereótipo vázio cristão. Porque afinal a virtude é a heterodoxia e o vir a ser alguma coisa.

Os absurdos que lemos deste Bispo, são frutos da noção nominalista dos universais. Em seus textos, ele trata particularidades com ares universais, por isso o erro grotesco do virtus in medio e o julgamento medíocre do Rito Tridentino. A questão ser modernista ou ser tradicionalista, é análoga a ser cristão ou ser hinduísta, como os extremos se tocam então "Visrtus in medio". Já no caso da Missa, para quem considera o particular universal, o Rito Tridentino é vázio e esteriotipado.

Dom Redovino, é mais um Bispo que enfileira e enfeita o episcopado modernista em sua ala heterodoxa (como ele mesmo reconhece) e quem diz isto implícitamente é ele mesmo. Afinal ele esta entre ser e não ser Bispo, apesar de sê-lo e considera que esta vindo a ser, em evolução. Na Igreja existe apenas o trigo e o joio, Nosso Senhor não nos falou de um meio termo entre ambos, mas este Bispo sim. É lamentável que tenhamos um episcopado que é apenas sentimentalmente católico e alguma coisa racionalmente católica. Rezemos para que este Bispo OBEDEÇA Nosso Senhor e diga apenas:

SIM, SIM NÃO, NÃO