Poligamia no Antigo Testamento
PERGUNTA
Nome:
Mércia
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Ateu

Olá, parabenizo o site, é esclarecedor em relação a alguns assuntos.
Quero primeiramente deixar claro, que leio a Bíblia e creio em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, me declaro ateu( ou atéia?), porque acho que Deus não tem religião.
Creio que Jesus Cristo fundou uma doutrina, e que com o passar dos tempos, as pessoas que se dizem cristãs forão se esquecendo dos valores pregados por Cristo.
Tenho dúvidas em relação a Bíblia, e gostaria que, se vc pudesse, me ajudasse a retirar o véu que cobre os meus olhos.
Queria saber porque antigamente Deus permitiu que os homens tivessem mais de uma mulher?Eu acho isso um absurdo!E se eu não me engano o primeiro homem a ter duas mulheres, foi Lameque descendente de Caim, e porque então, Deus não o advertiu de que isso era errado? Porque só Moisés teve uma mulher?E porque Deus permitia que a mulher, antigamente, fosse tratada como lixo?
E porque existem tantas religiões no mundo?Fico perdida, porque é muito confuso, tem coisas que concordo com os prostestantes, outras vezes dou razão aos católicas, virou uma verdadeira Babilônia de religiões.
Se vc puder me ajudar, agradeço desde já.Bjinhos!
RESPOSTA

Data:  15 Abril 2008

Muito prezada Mércia,
Salve Maria.

     Sua carta é extremamente interessante, pois ela comprova a confusão -  a “Babilônia”, como você diz tão pitorescamente — que reina nas almas hoje em dia.
     Isso prova que não adianta todo mundo saber ler. Não adianta haver TV e Internet. No mundo da informação, o dilúvio de informações nada ensina.
     O homem do século XXI é “informado”. Mas de tal modo que a forma que lhe impõem impede que ele tenha compreensão.

     Você se diz atéia... Uma pessoa atéia não crê que Deus exista. Portanto, não admite que a Bíblia seja revelada por Deus.
     Você se diz atéia, mas fala e age como se acreditasse que Deus existe.
     Você se diz atéia, e coloca dúvidas, dizendo que quer saber melhor o que Deus disse.
     Como um atéia quer saber de Deus?
     Que Babilônia em sua cabeça, minha prezada Mércia!
     Graças a Deus, essa Babilônia não impediu que você perceba ter um véu – ou uma lona — sobre os olhos.
     A pior cegueira é a daquele que não quer ver. Você ainda é cega, mas sabe de sua cegueira, e quer ver.
     Deus seja louvado!

     Passo a lhe responder sobre a questão do casamento.

     O casamento é um contrato jurídico no qual um homem e uma mulher se unem, um dando-se ao outro, para propagarem a espécie humana tendo filhos.
     Ao casamento, Jesus acrescentou o matrimônio como sacramento, que confere uma bênção ou graça especial aos que se casam, para que sejam fiéis, e cumpram corretamente seus deveres conjugais e familiares.
     Você tem toda a razão ao defender o casamento monogâmico e indissolúvel, isto é, que o casamento tem que ser de um só homem com uma só mulher e para sempre.
     Nosso Sehor Jeus Cristo mostrou aos fariseus que, a princípio, era assim, pois Deus fez um só homem e lhe deu uma só esposa. Mas que a corrupção trouxe a poligamia, o casamento de um homem com várias mulheres. Assim como há um só Deus e uma só Igreja, um só Deus e uma só religião verdadeira, deve haver um só marido com uma só esposa.
     Deus não pode dizer isso para aqueles homens porque eles não compreenderiam. Como o casamento visa a procreação. Em sua decadência, eles pensavam que a poligamia não contrariava a procriação. Pelo contrário, a facilitava. Esqueciam-se eles que a procriação é um dos fins do matrimônio, mas que a poligamia contraria outras finalidades do matrimônio como a educação dos filhos e o amor mútuo de dois esposos.

     Espero ter-lhe explicado claramente o certo sobre esses pontos. Não esqueça, minha cara Mércia que Deus existe, que Ele é um só, e que o casamneto exige, por vontade de Deus, que haja um só esposo com uma só esposa, indissoluvelmente unidos. Portanto, que o divórcio é condenado por Deus.