Excomunhões
PERGUNTA
Nome:
Wilson Junior
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Auxiliar Adminstrativo

Caro Professor Orlando e amigos da Montfort, a paz de Cristo!

Gostaria que me ajudasse com uma questão de história, aproveitando o discurso de Bento XVI falando da catequização dos índios.
Adianto que só li as notícias e não o discurso (ainda).
Li no site do GLOBO, por exemplo, que o Papa "errou ao desmentir batismo à força dos índios, diz Funai e especialistas".

"Para o professor Waldir Rampinelli, especialista em história da América Latina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a declaração do Papa ignora a história. "Claro que essa declaração não faz sentido. O Papa deveria ler Bartolomeu de Las Casas (1472-1566)", diz o professor, referindo-se ao frei defensor dos índios e cronista da conquista da América. "Negar isso é negar o óbvio."

Para quem não conhece tanto a história como eu, é preciso recorrer à quem tem mais instrução (como o senhor).
Como o senhor analisa a declaração do Papa e as declarações da "Funai e especialistas"?

Lendo o site sobre excomunhão, e que quem está excomungado fatalmente irá para o inferno. Li que as excomunhões de D. Mayer e D. Lefbvre não são válidas, mas e quanto à retirada da excomunhão ao Patriarca ortodoxo da época do cisma (feita por Paulo VI)? Estaria ele retirando a excomunhão apenas do Patriarca atual, então?

Um forte abraço e a paz de Cristo!
Wilson Junior
RESPOSTA

Data: 23 Maio 2007

Muito prezado Wilson,
Salve Maria.

     A Funai querer corrigir o Papa é pretensão demais.
     E quem são os "especialistas"? Quem lhes deu esse título de "especialistas"? Eles mesmos?
     A Igreja nunca disse que era permitido batizar pessoas a força. A Igreja sempre ensinou que é pecado batizar uma pessoa que não crê. Por isso Ela sempre obedeceu a Cristo que mandou: "Ide e ensinai".

     Esse "especialista" de Santa Catarina, que cita Las Casas como protetor de índios, não diz que Las Casas tinha índios escravos. Basta uma padre atacar a Santa Igreja para que os "especialistas" o canonizem. Os "especialistas" são especialistas em apoiar toda calúnia contra a Igreja.
     Nunca coloque "especialistas" acima do Papa.

     A excomunhão não leva fatalmente para o inferno, porque a pessoa pode se arrepender e obter o perdão. E uma excomunhão só é valida se a pessoa cometeu de fato o ato que implica nesse castigo.
     Dom Lefebvre e Dom Mayer nunca cometeram o pecado de cisma, pois nunca negaram que o Papa é o chefe da Igreja, Sumo Pontífice e Vigário de Cristo na terra. Por isso a excomunhão que lhes foi imputada não foi válida. Foi nula. É o que o Cardeal Hoyos declarou e o que Bento XVI via reconhecer logo mais, se Deus quiser.

     Quanto aos Patriarcas ortodoxos, eles não retiraram a negação da autoridade papal que os colocou fora da Igreja. E enquanto não renegarem a essa heresia e cisma, continuam excomungados.

     Um abraço bem amigo