Parabéns ao Papa Bento XVI por resgatar a missa em latim
PERGUNTA
Nome:
Helenilson Pereira da Silva
Enviada em:
Local:
Recife - PE, Brasil
Religião:
Anglicana
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Professor

Fiquei muito feliz ao saber que há uma preocupação de retornornar a Liturgia em Latim.
Ao contrário do que muitos dizem, creio que é a decisão mais coerente que a Igreja Católica possa tomar em face aos abusos cometidos na Liturgia tirando o sentido sagrado e, passando para uma demonstração de emocional descontrolado de fiéis.
Se ninguém questiona a língua dos orixás na umbanda, o sânscrito dos harekrisna, e as demonstrações de "línguas estranhas" na RCC, por que protestar contra a Missa em latim?
Ao fazer isso, o Papa está resgatando a liturgia original da Igreja católica Apostólica Romana e, o latim é uma língua que, se aprendida, dará ao católico melhor base na Língua Portuguesa e condições de ler a Bíblia latina bem como as Encíclicas Papais.
As Igrejas Ortodoxas Orientais matêm sua Liturgia em grego e, nem por issopewrde fiéis. Quando recebi a minha Primeira Eucaristia em 1968, a Missa já era em Português mas em minha casa, tinhamos o Missal em Latim e Português. Acredito até que isso contribuiria em nível internacional para que a educação fosse melhor estruturada, pois a Liturgia seria como reza a Tradição da Igreja e, não haveria padre jogando baldes de água benta no povo como padre Marcelo Ross têm feito nas suas "missas", nem as meninas estariam no altar ao mesmo tempo em que a Igreja Católica não ordena mulheres.
Se tenho admiração pelos presbíteros católicos e as versôes bíblicas da Igreja Católica atualmente, teria muito mais com a Igreja mantendo sua Liturgia tal como sempre deveria ser.

Que Deus abençõe o Papa!
RESPOSTA

Muito prezado Professor Helenilson,
Salve Maria.

     Muito lhe agradeço seu apoio ao Papa por querer liberar a Missa de sempre, e em latim.
     Seu apoio redobra de valor, pelo fato de o senhor ser anglicano. Tomando esse posicionamneto, o senhor se mostra, nesse ponto, mais católico do que certos Bispos católicos.
     Além deste agradecimento, quero elogiar seu bom argumento, mostrando a contradição dos católicos que são contra a Missa em latim. O senhor lembra muito bem que eles jamais protestam que outras religiões tenham sua língua sagrada, muitas vezes, língua desconhecida pelo comum das pessoas.
     Que o Deus de toda a Misericórdia o recompense por seu bom testemunho, e o reconduza à Igreja Católica Apostólica Romana, que é a única Igreja de Crsito, fora da qual não há salvação.
     Rezo pelo senhor.