Reino dos Céus
PERGUNTA
Nome:
Gustavo
Enviada em:
Local:
Caxambu - MG,
Idade:
20 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

"Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." (1 Pedro 3,15b)

Caro professor Orlando Fedeli,
saudações!

Sempre tive dúvida a respeito desta passagem do Evangelho de São Marcos a onde lemos a afirmação de Cristo: "Em verdade vos digo: dos que aqui se acham alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder." (S.Marcos IX,1) Ora sabemos pela lógica que todas aquelas pessoas que ouviram Cristo falara naquele dia já morreram. E o Reino de Deus (o fim do mundo) até hoje não chegou. A muitos anos atrás escutei na homília de uma missa um padre afirmando blasfemadamente que Cristo errou afirmando isto e ainda chamou Cristo de "coitado". Mais depois ele quis dá uma consertadinha afirmando que Cristo errou como homem e não como Deus. Mesmo assim, não aceitei a explicação dele. Pois sei que Cristo é inteiramente homem e inteiramente Deus. Como erraria? Será que o Pai permitiria uma coisa destas?
Gostaria que o senhor me explicasse esta passagem bíblica!

Desde já agradeço!

Gustavo
Cax: 16/setembro/05.

RESPOSTA

Muito prezado Gustavo,
salve Maria!

    Você tem toda a razão ao dizer que esse Padre blasfemou, acusando Cristo de erro. Jesus Crsto é Deus, e não pode errar. Acusar Cristo de erro é negar implicitamente a sua Divindade
    A confusão a respeito desse assunto vem da errada interpretação da palavra Reino.
    Nosso Senhor usa a a expressão Reino dos céus em vários sentidos:

1- Ele fala do Reino dos Céus como designativo do Paraíso celestial, para onde irão os justos, em corpo e alma, após o juízo final, no fim do mundo.

2- Jesus diz ainda que o "Reino de Deus está dentro de vós".

    E, nesse sentido, o Reino de Deus designa a graça santificante, a vida de Deus nas almas em estado de graça. Por isso pedimos no Pai Nosso: "Venha a nós o vosso reino"

3 - Reino dos Céus pode designar a Igreja. Por exemplo, quando Jesus diz que daria as chaves do Reino dos Céus para Pedro.

    Então, a frase de Jesus para a qual você me pede explicação se referia à Igreja, que seria vista por muitos que estavam então ouvindo Cristo.

4- Um último significado, mais lato, da palavra Reino pode ser o de Cristandade, isto é, a ordem cristã na Sociedade e nos Estados, que não deve ser confundida com um Reino exercido direta e pessoalmente por Cristo presente na terra,  o que seria milenarismo, condenado pela Igreja.

    Lembre-se que Jesus preveniu que seu Reino não seria deste mundo, e que quando dissessem que Cristo estaria aqui ou acolá, não deveríamos dar crédito.

In Corde Jesu, semper,
Orlando fedeli