Necessidade do sacramento do Crisma
PERGUNTA
Nome:
Douglas
Enviada em:
Local:
Cotia - SP,
Religião:
Católica
Escolaridade:
1.o grau em andamento

O que é o crisma ? Para que ele é nessesario ? Quais são seu efeitos e beneficios
RESPOSTA

Prezado Douglas,

Salve Maria!

Não devemos confundir a crisma (que é um sacramento), com o crisma(que é o óleo para ungir). Crisma é uma palavra que vem do grego, e é aparentado com o nome Cristo (isto é, ungido). O crisma é consagrado pelo Bispo na quinta-feira santa.

Nos primeiros séculos do cristianismo, a crisma era administrada ordinariamente logo depois do batismo, sendo chamado tambem de confirmação. Na crisma, Jesus Cristo nos torna cheios do Espírito Santo, que nos assiste afim de que saibamos confessar a nossa fé com constância e convicção, e defendê-la com coragem.

Ele deve dar-nos fôrça, para a luta contra os inimigos da nossa salvação: o demônio, as más inclinações que estão dentro de nós, e de nos tornar-mos capazes de cooperar na salvação do mundo.

Pela graça da crisma tornamo-nos soldados de Jesus Cristo. A crisma é por assim dizer o acabamento do batismo.A palavra "confirmação", sinônimo de "crisma", significa justamente: corroboração, fortalecimento.

O crisma imprime em nossa alma um sinal indelével chamado "caráter". Este sinal é como que o sêlo de que somos soldados de Cristo e cooperadores do seu reino. E com a força do Espírito Santo, nós poderemos cumprir a nossa missão de crismados.

Toda pessoa batizada deve também receber a crisma. Quem não recebe por culpa própria, peca por fazer pouco caso do Espírito Santo e de seus dons. Embora, há que se ressaltar que o crisma não é absolutamente necessário para a salvação

"Não sejamos mais crianças jogadas pelas ondas ,e levadas para cá e para lá por qualquer vento de doutrina, à mercê da astúcia dos homens, e da sua insidiosa malícia a serviço do erro, mas pelo contrário, atendo-nos à verdade, cresçamos em todos os sentidos pela caridade, para sermos como aquele que é cabeça ,Cristo"(Ef 4,14 15).

Esperando te-lo atendido em suas dúvidas,

In corde Iesun et Mariae,

Carlos Serozini