O Espírito Santo
PERGUNTA
Nome:
Bárbara
Enviada em:
Local:
Londrina - PR,
Religião:
Católica
Idade:
13 anos
Escolaridade:
1.o grau em andamento

Gostaria de saber o que o Espírito Santo para a igreja católica,e receber referências bíblicas que falam sobre o assunto.

ps.:Espero receber respostas até dia 11/05/02,pois,o conteúdo será muito importante para o aprendizado catequético.

Obrigada,
Barbara.

RESPOSTA

Prezada Bárbara,
salve Maria.

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus , igual ao Pai e ao Filho.

O Espírito santo procede do Pai e do Filho. Ele ó amor mútuo do Pai e do Filho, um pelo outro.

Sendo o Espírito Santo o Amor de Deus, todas as graças que Deus nos concede, Ele nô-las dá por meio de seu Amor, . Elas nos são então dadas pelo Espírito Santo.

Se você quiser encontrar algo sobre o Espírito Santo, nas Escrituras, leia os Atos dos Apóstolos, onde se narra a efusão dos dons do Espírito Santo sobre os Apóstolos, no dia de pentecostes. ( Atos dos Apóstolos, capítulo II). Leia também as Epístolas de São Paulo, especialmente as Epístolas de São Paulo aos Coríntios.

Se você puder consultar um bom catecismo -- como o do Concílio de Trento -- nele você achará muitas informações necessárias e úteis.

Finalmente, no site Montfort, você achará algo sobre o Espírito Santo, no trabalho "As Processões em Deus", assim como encontrará dados sobre os carismas e dons do Espírito Santo, nas cartas em que respondi a consulentes que me indagaram sobre esse tema.