Carismas
PERGUNTA
Nome:
Luís
Enviada em:
Local:
Almada -
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Caros membros da Associação Cultural Montfort, salvé Maria

Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Antes de mais gostaria de vos agradecer não só pelo vosso óptimo site mas também pela vossa disponibilidade. Que Deus vos conceda sempre a graça de poder defender a Igreja fundado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

O motivo pelo qual vos escrevo é uma dúvida que me surgiu ao ler uma passagem no final do Evangelho de S. Marcos. Em Marcos 16, 17-18 pode ler-se:
"Eis os milagres que acompanharão aqueles que acreditarem: Em Meu nome expulsarão os demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se ingerirem alguma bebida mortífera, não sofrerão nenhum mal; imporão as mãos sobre os enfermos e eles recuperarão a saúde".

Gostava que me esclarecessem se Jesus aqui concede esse poder a TODOS os que acreditarem Nele, ou seja se eu por exemplo como acredito poderia expulsar demónios em nome de Jesus. Será que qualquer um que acredite poderá usar a imposição das mãos para curar um enfermo?

Gostaria de perguntar também ao Professor Orlando Fedeli para quando uma possível vinda a Lisboa? Seria um grande prazer meu poder assistir a uma palestra sua.

Sem mais nenhum assunto despeço-me, pedindo-vos que continuem com o bom trabalho.

Um abraço em Jesus e Maria,
Luís Marques

RESPOSTA

Muito prezado Luís Marques,
Salve Maria.

É uma alegria, para nós da Montfort, receber uma carta proveniente de Portugal, na qual vemos a permanência da união com aqueles a quem devemos a fundação de nossa pátria, com todos os nossos valores.

Agradeço-lhe suas palavras bondosas para com o trabalho que desenvolvemos em nosso site.

No Batismo, todos recebemos os carismas do Espírito Santo. Tais carismas visam, não diretamente a santificação de quem os recebe, mas sim o bem das almas dos outros, assim como a propagação da fé.

No princípio do Cristianismo os carismas foram concedidos em grau muito alto, a fim de que se tornasse mais fácil a propagação da Fé. Depois, quando a Fé católica se difundiu pelo mundo civilizado, Deus deixou de conceder os carismas sobreditos em grau tão elevado, pois que não eram já tão necessários.

Repare que, quando as naus portuguesas levaram a Fé por novos continentes descobertos, os santos missionários gozaram , mais uma vez, de carismas de milagres, de profecia, do dom das línguas e do poder de expulsar demônios, tudo isso em alto grau. Foi o caso de São Francisco Xavier, na Ásia, e do Padre José de Anchieta, aqui, no Brasil
Portanto, normalmente, os católicos, hoje, não gozam desses carismas espirituais em grau semelhante aos dos primeiros cristãos e aos grandes santos missionários. Não se deve, pois, pretender tê-los. Seria presunção e temeridade.

Quanto a uma possível viagem minha a Lisboa, para fazer alguma palestra, isto seria para mim uma graça e uma felicidade.

A graça de, de algum modo, retribuir a Portugal o bem que nos fez, trazendo ao Brasil a doutrina de Cristo. Uma felicidade, pessoalmente, porque ir a Portugal, é ir ao âmago da alma brasileira, o que sempre me comove.

Ir a Portugal seria, como disse um poeta brasileiro, como que fazer "a cruz de sangue regressar à distância dos velhos portos".

Infelizmente, faltam-me recursos para "navegar" até aí, para fazer palestras.Tenho ido a Portugal, em dias corridos de turista, pressionado pela falta de tempo e de dólares.

Mas, se houvesse alguma entidade que patrocinasse a viagem para fazer palestras em cidades de Portugal, ainda que fosse para alguns amigos apenas, iria com muita alegria.