Missa em latim
PERGUNTA
Nome:
Rafael
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica

Olá,
Por que as missas católicas antigamente eram rezadas em Latim... gostaria de saber por qque elas não são mais. E saber se antigamente quando eram rezadas em latim, se o povo entendia.
Elogiando-vos,
Rafael.
RESPOSTA

Muito prezado  Rafael,
salve Maria !

    Na Missa, havia palavras em latim, grego e hebraico, porque a sentença de Pilatos, fixada na cruz de Cristo, estava escrito Jesus Nazareno Rei dos judeus, em latim, grego e hebraico.
    Rezava-se a Missa em Latim, porque sendo essa uma língua morta, suas palavras não mudam mais de sentido, o que permite preservar o texto da Missa da introdução de erros. Nas línguas vivas, as palavras mudam continuamente de sentido, e, por isso, é fácil que se introduzam erros doutrinários.
    Antigamente, estudava-se latim nos colégios, e era fácil aprender o latim. Nos missais, o texto da Missa aparecia em latim com a tradução em português, ao lado, o que permitia a todo o mundo compreender as palavras da Missa, querendo. Muita gente compreendia, então, o que se dizia na Missa.

    Por outro lado, pode-se perguntar: hoje, o povo entende o que se diz na Missa em português?
    Por exemplo, que significa  a frase "Ele está no meio de nós"?
    Por que não se diz : "Ele está entre nós"? Por que no meio de nós ?

    Que significa: "O amor de Cristo nos uniu"?
    Cristo ama a todos os homens, e nem por isso os homens são unidos por esse amor de Cristo.
    O que une as pessoas é o amor a Cristo, e não o amor de Cristo.

    E o que significa "Santo, Santo Santo, é o Deus do Universo" ?
    Deus do universo era Júpiter.
    Nosso Deus não é o Deus do Universo, e sim o Deus criador do Universo.

    Que adianta a Missa em português, se o povo não entende o português?

    E será que todo Padre entende o que é o Verbo de Deus?
    Temo que, com o baixíssimo nível dos seminários, hoje, haja sacerdotes que, infelizmente, não saibam o que é o Verbo de Deus, e nem porque o termo Santo, atribuído a Deus, negue que Ele seja o Deus do Universo,
    Aliás, a prova de que muitos padres não entendem o texto da Missa em português, é que eles repetem as palavras do folhetinho da Missa sem perceber os problemas tremendos que têm as palavras que estão dizendo. E foi só porque pouca gente entende o que significam as palavras da Missa, em português, que a Nova Missa pode entrar sem dificuldade maior. Quase ninguém pensa no que está dizendo, ao responder ao Padre, na Missa.

    Um sacerdote paulista me contou que conhece padres que, sem o folhetinho da Missa, não saberiam rezá-la, e que ele conheceu um Padre que não sabia nem sequer a fórmula da absolvição sacramental.

    Finalmente, a Missa é rezada para Deus, e não para o povo. E Deus entende bem o latim.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.