Vícios capitais
PERGUNTA
Nome:
Rafael
Enviada em:
Local:
Goiânia - GO,

Através de pesquisas, vi que São Gregório de Magno foi um dos implantadores dos 7 pecados capitais, gostaria de obter maiores informações a respeito deste fato, como textos e relatos.

Muito obrigando pela atenção

Rafael

RESPOSTA
Prezado Rafael, salve Maria.

Permita-me corrigir um equívoco. São Gregório Magno não "implantou" os sete vícios capitais. Ele pode tê-los comentado, nunca implantado.

Todo homem, é concebido no pecado original, isto é, já nasce com tendência ao mal. Essa inclinação do homem ao pecado se manifesta em sete tendências que são:

1 - a soberba

2 - a avareza

3 - a luxuria ou impureza.

4 - a ira.

5 - a gula.

6 - a inveja.

7 - a preguiça.

Todos nascemos com essas tendências viciosas.

Esses vícios são chamados capitais, porque eles produzem sempre outras conseqüências pecaminosas. Como o capital produz juros, esses vícios produzem outros pecados. Por soberba, por exemplo, o homem pode ter ódio de um outro homem, e até vir a matá-lo.

Peço-lhe que você consulte um trabalho que redigi sobre os vícios capitais e os pedidos do Pai Nosso, com base num texto de Hugo de São Victor (http://www.montfort.org.br/veritas/painosso.html).