Dogma
PERGUNTA
Nome:
Ana
Enviada em:
Local:
Campinas - SP,
Religião:
Católica
Idade:
40 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Tenho duvidas em como explicar o que é dogma a outras pessoas,falo que são leis que a igreja católica tem para que andemos no caminho de Deus junto com as escrituras sagradas Eu acredito nos dogmas, mas como explica-las.

Obrigado.
RESPOSTA
Muito prezada Ana, salve Maria!

Infelizmente, você está enganada. Dogmas não são leis. Dogmas são verdades reveladas por Deus e ensinadas pela Igreja com obrigação de aceitação.

Dou-lhe exemplos de alguns dogmas: a Unidade e a Trindade de Deus. Deus é uno em sua substância, e é trino em suas pessoas. Outro dogma é o da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem, tendo duas naturezas em uma só Pessoa. A Virgindade de Nossa Senhora, A Maternidade Divina de Maria Virgem, A Imaculada Conceição da Virgem Maria, a Infalibilidade do Papa, a Transubstanciação que torna presente Jesus Cristo na Hóstia e no Vinho consagrados, etc.

Devemos crer em todos os dogmas. Se alguém recusar acreditar em um só dogma da Igreja, fica excomungado, isto é, está excluído da Igreja Católica Apostólica Romana que é a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.