Lei natural
PERGUNTA
Nome:
Leonardo
Enviada em:
Religião:
Católica

Olá, amigos da Montfort,

Será que todos os homens pagãos de todos os tempos conheciam mesmo a lei natural???

O senhor cita o Egito, que já era uma civilização avançada culturalmente, como critério de lei natural.

Mas, e, as tribos nômades e polígamas ( matriarcalmente, por vezes) da mais arcaica Idade pré-histórica e paleolítica. Como vê, elas não conheciam a noção de propriedade privada ( talvez de posse, mas não de propriedade, pois a caça e os frutos eram coletivizados), nem de castidade ou monogamia.

Como podemos dizer que uma pessoa nascida nesse ambiente tenha consciência, em algum momento da sua vida, da lei natural????

Será que nem o batismo de desejo lhe é acessível, se ela seguir a lei natural no que a cultura e o pecado original não a obscureceram em seu coração???

O senhor faz um silogismo para tentar mostrar que os dez mandamentos são lei natural e estão presentes necessariamente em todo homem em todo tempo e espaço...Ora, entre os índios brasileiros mesmo, à época da descoberta, existiam vários ritos macabros, antropofagia, fornicação. Isso tudo sancionado por seu código cultural como bom e sagrado. Cadê a lei natural???

Parece-me que a lei natural pode ser até generalizada pelo planeta, mas não colhe sua prova de existência da unanimidade de todas as culturas e tribos primitivas sobre seu conteúdo.

Como é que ela está presente em indivíduos formados numa cultura tão avessa a ela????

Se o senhor pensa o contrário, por favor demonstre-o racionalmente, prescindindo da Revelação para que a autoridade de seu argumento possa ser aceita universalmente. Não seria grande coisa eu mostrar a carta aos romanos a um ateu para convencê-lo de que a lei natural realmente existe. Preciso de argumentos mais oportunos. Ajude-me a promover a crença no direito natural.

Agradeço-lhe desde já.
RESPOSTA

Muito prezado Leonardo, salve Maria

Parece que você não entendeu bem a explicação dada.

A Lei Natural é a própria vontade de Deus, enquanto governa a natureza.

Por exemplo, a lei da gravidade é uma lei natural.

É claro que todos os homens conhecem a lei natural.

Ou você acha que um selvagem não sabe o que é levar um tombo?

A Lei natural é conhecida naturalmente por todos os que têm natureza humana. E só repeti os termos em negrito para ficar mais patente a explicação.

Em segundo lugar, a obediência à Lei natural coloca a pessoa, ainda que pagã (não batizada) na situação de Batismo de desejo, e lhe permite a salvação, pois que ela pertence então à alma da Igreja.

Se entre os índios, na época do descobrimento, havia ritos antropofágicos, isso significava que eles estavam desobedecendo a lei natural. E não que não existisse a Lei natural. A lei natural estava na natureza humana desses índios. Onde você quereria procurar a Lei Natural?

Negar que haja uma só lei governando a natureza humana, como você duvida, é excluir alguns povos da natureza humana. Isso, meu caro, é contra os direitos naturais que decorrem da natureza.

Ou você acha que todos os homens têm direitos naturais iguais, mas não têm a mesma natureza?

E em minha argumentação, estou usando apenas raciocínios naturais. Não apelei para a revelação.

Por fim, permita-me aludir a uma frase sua que parece pretender desvalorizar o silogismo, como se ele fosse algo mau.

Meu caro, ninguém pode raciocinar a não ser de modo silogístico.

E isso também é de Lei natural.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.