Predestinação e Livre Arbítrio
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Religião:
Católica
Idade:
25 anos

Boa dia Orlando, peço que você me tire uma dúvida: O que a Igreja fala sobre PREDESTINAÇÃO e LIVRE ARBÍTRIO?

Qual destes dois pensamentos a igeja nos manda seguir?
RESPOSTA
Muito prezado Fernando, salve Maria!

A Igreja Católica defende a doutrina que Deus nos deu livre arbítrio, e é o que nos torna responsáveis por nossos atos. É também o que permite que sejamos premiados ou castigados, porque um ser sem liberdade não é responsável, e não pode ser nem premiado, nem castigado.

Lutero negou o livre arbítrio, a tal ponto, que escreveu um livro intitulado "O arbítrio escravo".

Calvino foi mais radical ainda na questão da predestinação, defendendo a tese de que Deus criaria os homens já destinados ou ao céu, ou ao inferno. É a doutrina da dupla predestinação, condenada pela Igreja, porque ela não só nega a liberdade humana e nossa responsabilidade, mas que inventa um Deus totalmente injusto, que cria alguns para a condenação e outros, sem liberdade, e sem mérito, para a salvação.

A Igreja Católica admite que Deus misericordiosamente elege alguns para se salvar, mas sem anular a sua liberdade, e dando a todos as graças suficientes para que cada um se salve. Só se perde, quem quer se perder. Só se salva, quem Deus leva para o céu.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.