Sobre adoração ao Santíssimo Sacramento
PERGUNTA
Nome:
Elza
Enviada em:

Sempre vejo que as passoas tentam tocar o santíssimo Sacramento, quando há benção ou adoração. O que quero saber: é, se existe algum documento da nossa Igreja que fala sobre as passoas tocarem ou não no Hostençório?

Grata: Elza
RESPOSTA
Prezada Elza, salve Maria!

Sempre foi reservado ao sacerdote o privilégio de tocar nos vasos sagrados. Os acólitos, por designação do sacerdote, e com cuidados especiais podiam levar esses vasos para algum local na sacristia.

O costume popular de tocar no ostensório é inconveniente, porque pode gerar abusos.

Creio que você deve ter visto, ou tomado conhecimento, da nova encíclica do Papa João Paulo II sobre a Eucaristia , na qual ele recomenda que se volte a praticar as devoções à Santíssima Eucaristia como a benção do Santíssimo, a Hora Santa, a adoração perpétua etc.

O que é magnífico.

Além disso o Papa condenou muitos abusos que se introduziram na Missa, depois da reforma litúrgica de Paulo VI. E acabar com esses abusos é excelente!!! Consta que vai ser proibido o rock nas Missas e certas musiquinhas protestantes. O que é mais do que excelente.