Povo de Nod
PERGUNTA
Nome:
Fernanda
Enviada em:
Local:
São Joaquim da Barra - SP,
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Gostaria de saber porque a Bíblia não narra a criação do povaodo da região de Nod, ao oriente do Éden, aonde Caim conheceu sua mulher. Já que está neste fato o início de toda descendência. A Bíblia nos narra apenas a criação de Adão e Eva, Caim e Abel. Mas como Caim mata seu irmão, não há explicação para a continuidade, a não ser no versículo dezesseis do quarto capítulo do livro do Genises. Mas não entendi porque não foi descrito a criação do povoado de Nod. E quando ele foi criado? Junto com adão e Eva?

Por favor, me ajude esclarecer essa dúvida.

Obrigada, desde já pela atenção.
RESPOSTA
Muito prezada Fernanda, salve Maria!

A Bíblia não narra uma multidão de fatos que se deram. Na Bíblia, Deus conta apenas o que é importante e o que pode nos ajudar, e não tudo o que aconteceu.

Você se engana julgando que Adão e Eva tiveram apenas os filhos que você cita. Eles tiveram muitos filhos e filhas. A Escritura Sagrada cita apenas Caim, Abel e Set, porque Caim foi o primeiro dos filhos. Cita Abel para explicar porque o primogênito, Caim, perdeu direito à chefia dos homens. Cita então o terceiro filho de Adão e Eva, Set, para explicar quem herdou o direito de primogenitura de Adão, e que ia ser o antepassado de Cristo.

Caim se casou com uma de suas irmãs. A Sagrada Escritura diz que ele "conheceu" sua mulher na África, para dizer que ele teve relação sexual com ela. A palavra conhecer uma mulher significa, ainda hoje, ter relação sexual com ela.

A posteridade de Caim é citada em Gen. IV,17 e seguintes.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.