Abandono de Jesus na cruz
PERGUNTA
Nome:
Mercio
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica
Idade:
28 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Caro Orlando, é um prazer poder estar aqui neste site que é de grande ajuda aos catolicos do mundo, onde vc defende com tanto amor nossa santissima igreja, gostaria que vc me falasse um pouco sobre o abandono de Jesus na cruz, onde ele fala  "Pai porque me abandonaste?" me explique melhor o que quer dizer isto
RESPOSTA
Muito prezado Mércio, salve Maria.

Muito obrigado por suas palavras, nas quais a amizade faz superar a justiça. A morte de Cristo é um dos mistérios da nossa Fé. Mistério, porque não podemos compreendê-la até o fundo. Como Cristo, Deus e homem, pôde morrer? Ele morreu enquanto homem, responde-nos o catecismo, porque como Deus não podia nem padecer, nem morrer.

Na Cruz, Nosso Senhor quis pagar todos os nossos pecados. Quis sofrer também a angústia do pecador, abandonado por Deus. O mistério, nesse caso, consiste em que Cristo, na cruz, estando sempre unido à Divindade, foi como que abandonado por Ela, como o pecador é abandonado por Deus. Daí o grito lancinante de Cristo: "Pai, por que me abandonaste?"

Cristo sofreu, então, a tristeza do pecador abandonado por Deus, Ele que não tinha pecado, para nos resgatar do pecado e das garras do demônio, quis suportar todas as penas devidas ao nossos pecados. Por aí, podemos compreender até que ponto nos ama o Filho de Deus. E nós O amamos tão pouco! E esquecemos tão facilmente o quanto Ele nos ama e o quanto Lhe devemos!