Sagração realizada por bispo excomungado
PERGUNTA
Nome:
Robson
Enviada em:
Local:
Ceilândia - DF,
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

sei que uma vez bispo sempre bispo... assim se ele for excomunhado, e caso ele resolva consagrar uma pessoa como um novo padre, esta pessoa será realmente padre?

obrigado

robson

RESPOSTA
Meu caro Robson, salve Maria!

Você diz bem: uma vez padre, sempre padre. Porque aquele que é ordenado padre, ou sagrado Bispo, nas condições requeridas, é padre, ou Bispo in aeternum, para sempre.

Até no inferno o caráter de Bispo e o de sacerdote permanecem, porque o sacramento da ordem marca a alma com um sinal indelével. Diz-se que o sacramento da Ordem imprime caráter.

Se um Bispo excomungado, sagrar alguém, nas condições requeridas, pelo sacramento, realiza-se, de fato, a sagração.

Foi o que aconteceu na Revolução Francesa, quando Talleyrand, Bispo ateu e excomungado, sagrou outros Bispos devidamente, fundando uma Igreja Cismática: a Igreja Constitucional Revolucionária.

Foi também o que aconteceu aqui, no Brasil, quando o ex-Bispo de Maura sagrou Dom Salomão Ferraz, fundando a chamada Igreja Católica Brasileira.