Nossa Senhora não era descendente de Davi?
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Mauá - SP,
Religião:
Católica
Idade:
16 anos

Caro Sr. Fedeli, Paz e Bem!

Há muito acompanho o seu trabalho, e mesmo algumas vezes não concordando em certos pontos, eu o parabenizo pelo seu esforço e dedicação em presevar a fé católica.

Hoje, venho por meio deste exclarecer uma dúvida que foi levantada durante um debate em sala de aula. Uma professora comentou que nas profecias do Antigo Testamento está escrito que Jesus nasceria da descendência de Davi. Entretanto, apenas José, filho de Jacó e esposo de Maria, pertencia a tal descendência, sendo Maria de outra genealogia. Ou seja, na verdade Jesus não nasceu da descendência de Davi e sim de outra linhagem, pois José apenas teve um papel de "pai adotivo" e Jesus não carregava em sim o sangue de seu "pai" e assim não pertencia a descendência de Davi. O que o Senhor poderia me dizer sobre isso?

Entrando nesse assunto, gostaría também de levantar uma outra questão. Certa vez ouvi que Jesus somente possuía os genes de Maria, pois como homem deveria possuir forma de homem e assim nascer de uma mulher, como todas as outras crianças. Como todos sabemos para que uma criança se forme dentro do ventre da mãe, é preciso que antes ocorra o encontro dos gametas (50% pai e 50% mãe).

Assim, Jesus somente possuía os genes de sua mãe, ou seja, possuía apenas as características de Maria. Ex: olhos, cor de pele, altura e etc, tudo ele recebeu de Nossa Senhora. Seria isto real?

E por fim, gostaría de saber se Jesus desde de pequeno possuía o conhecimento de sua missão, de sua divindade ou apenas foi tomando cohecimento de tudo isso conforme crescia em tamanho e sabedoria.

Desde já agradeço a atenção.

E Salve Maria!

Abraços,

Fernando.
RESPOSTA
Muito prezado Fernando salve Maria!

Muito obrigado por seu elogio a meu trabalho em defesa da Fé Católica Apostólica Romana. Peço-lhe que reze por mim, para que continue a servir a Deus e a sua única Igreja.

Quando você não concordar com alguma coisa que escrevo, diga-me, para que a explique melhor.

Passo a responder sua pergunta.

O comentário feito por sua professora é errado.

Não só São José era descendente de Davi, mas também a Virgem Maria.

Você pode ver que, no capítulo I de São Mateus, são citados os antepassados de São José, enquanto em São Lucas, no capítulo III, 23, são dados nomes totalmente diferentes que são os dos antepassados da Virgem Maria. Tanto a Virgem Maria como São José eram descendentes de Davi. Outra prova disso é que ambos, quando do edito de César para o recenseamento Maria e José, foram se registrar em Belém, cidade de Davi. Ora, se Maria não fosse descendente de Davi, ela teria tido que se recensear em outra cidade.

A geração de Cristo foi feita por obra do Espírito Santo que criou com a contribuição humana de Maria os elementos necessários à geração humana de Cristo no seio da Virgem. Por isso, rezamos no Credo que Cristo foi concebido pelo Espírito Santo (et incarnatus est de Spiritu Sancto) e que nasceu de Maria Virgem (ex Maria Virgine).

Esperando Tê-lo elucidado me despeço

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.