Ofício Divino
PERGUNTA
Nome:
Leonardo
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,
Religião:
Católica
Idade:
23 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

bom dia!!!

Primeiramente gostaria primeiramente de parabenizar pela pagina, e de uma riqueza teologica fantastica, que com certeza enche os corações dos cristãos.

Já estou a procura de uma oração das horas, a muito tempo, o que não tenho consequido, se possivel gostaria de perguntar se vc tem e se é possível me enviar!!!

obrigado

leonardo Ferreira

PAX ET BONUN!

RESPOSTA

Caro Leonardo,

A oração que é comumente chamada de "Oração das Horas" é o Ofício Divino inteiro, ou seja, os 150 salmos, distribuídos ao longo da semana, mais as antífonas, leituras e outras orações. Não creio que isso exista digitalizado. Em latim, é fácil conseguir em sebos. Em português, teria que comprar numa livraria religiosa.
O Ofício Divino é a oração oficial da Igreja e, depois da Missa, o mais importante dos atos litúrgicos. Para ser rezado integralmente, toma muito tempo durante o dia, tempo que é repartido em "Horas" (daí o nome popular), que são:

Matinas - meia-noite
Laudes - 3h manhã
Prima - 6 h
Tercia - 9 h
Sexta - 12 h
Noa - 15 h
Vésperas - 18 h
Completas - 21h

Como esse horário é dificílimo, as congregações religiosas que rezam o Ofício, adaptam-no segundo as conveniências. Os leigos, normalmente, rezam apenas algumas horas, principalmente a Prima, como Oração da Manhã e as Completas como Oraçao da Noite.

Salve Maria.
Francisca Miranda