Vestes litúrgicas
PERGUNTA
Nome:
Francisco
Enviada em:
Local:
Campinas - SP, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Agradeço pela disponibilidade em responder ao meu apelo, foi de grande utilidade.

Gostaria de abusar um pouco mais da paciencia de vocês è Perguntar : Qual o significado das cores das batinas, por exemplo (padre ser preta, papa branco, bispo rosa...) Aguarto resposta .

Francisco
RESPOSTA

Prezado Francisco, salve Maria.

Quanto a cor das batinas temos três cores oficiais, preto, violâceo e o branco.

O preto representa luto ao mundo, pode representar também a humildade. O violâceo da batina dos bispos representa a penitência e o sacrifício e também a disposição do bispo de ser martirizado em defesa da Igreja. O branco do Papa representa a pureza e a paz.

Além dessas três cores há também batinas beges, cinzas utilizados em locais de muito calor. Os missionário, por exemplo, têm permissão para utilizar batinas brancas.

Esperando tê-lo ajudado, despeço-me,

In Corde Jesu, semper,

José C. Tadelle