Proclamação do Evangelho
PERGUNTA
Nome:
Claudemir
Enviada em:
Local:
SP,

Quando o padre faz a proclamação do Evangelho, os fiéis fazem o sinal da cruz sobre a testa, boca e coração.

É correto fazer o sinal cruz após o término ?

Se não for o correto qual a explicação ?
Claudemir

RESPOSTA

Prezado Claudemir, salve Maria.

Quando o sacerdote, na Missa, lê o Evangelho, ele deve persignar-se, no que o povo o acompanha, persignando-se e fazendo também o sinal da cruz.

Antes de ler o Evangelho, o Sacerdote rezava as seguintes orações:

"Purificai-me o coração, os lábios, ó Deus onipotente, que purificastes os lábios do Profeta Isaías com uma brasa ardente. Pela vossa misericórdia, dignai-Vos purificar-me, a fim de que eu possa anunciar dignamente o vosso santo Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Dai-me, Senhor, a vossa bênção.

Que o Senhor esteja em meu coração, e em meus lábios, afim de que eu anuncie digna e competentemente o seu Evangelho. Amém".

Esperando tê-lo atendido, me subscrevo,

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.