Substituição do vinho por suco de uva na celebração da missa
PERGUNTA
Nome:
Gustavo
Enviada em:
Local:
Caxambu - MG,
Religião:
Católica
Idade:
18 anos
Escolaridade:
2.o grau em andamento

Muito prezado Prof.Fedeli e amigo da Montfort saudações!

Este final de semana aconteceu em Campanha-MG (sede da diocese de   Caxambu-MG) o encontro dos vocacionados, encontro pelo qual os mesmos serão   selecionados para ingressarem no seminário.

No sábado o bispo celebrou uma missa para os vocacionados na casa dos irmãos do Sagrado Coração de Jesus (casa onde se hospedaram os  vocacionados), no entanto ao invés de usar o vinho para a celebração do  Sacrifício o bispo usou suco de uva, alegando que no seminário existe um padre alcóolatra e por este motivo não se usa vinho nas missas do seminário.

 A partir de então fiquei com esta dúvida:

01-) É lícito usar suco de uva na   celebração da missa?
02-) A transubstanciação ocorreu no suco de uva, ou somente o pão se  transubstanciou no Corpo Imaculado de Cristo?

Desde de já agradeço esclarecimentos!

Gustavo Corrêa

RESPOSTA
Muito prezado Gustavo, salve Maria !

O que você conta ter acontecido, e feito pelo Bispo, é de estarrecer.

Fico sem palavras.

Será que esse Bispo não leu o que acaba de decretar o papa no documento Redemptionis Sacramentum ?

Nesse decreto papal se lê:

"Artigo 50: O vinho utilizado na celebração do santo sacrifício eucarístico deve ser natural, do fruto da videira, genuíno, não alterado, nem misturado com substâncias estranhas. Na mesma cerimônia da Missa se mistura ao vinho uma pequena quantidade de água. Cuide-se com a máxima preocupação para que o vinho destinado à Eucaristia seja conservado em perfeito estado e não se torne vinagre. É absolutamente proibido usar vinho, sobre cuja constituição e proveniência há dúvida. Não se admita, depois, sob nenhum pretexto preferir usar outras bebidas de qualquer gênero que seja, que não constituem matéria válida". (negritos nossos)

Usar suco de uva, em vez de vinho é, então, absolutamente proibido, e fazer isso, salvo melhor juízo, torna a Missa inválida. Como o Papa, nesse mesmo decreto, mandou que os fiéis, conhecendo algum abuso o denunciem, e como isso foi feito pelo próprio Bispo, e, segundo você informa, isso é costume nesse seminário, creio que você tem a obrigação de denunciar isso em termos respeitosos, à Sagrada Congregação para o Culto Divino.

Pessoalmente, creio que você não deveria mais participar, de modo nenhum, em Missas rezadas nesse local, porque seria participar de uma celebração ilícita e inválida.