Ciência e Fé

Infusão da alma, Gêmeos e Antropologia Teológica II
PERGUNTA
Nome:
Anonimo
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Católica

Ainda há um problema. A mesma célula vai ser sucessivamente animada por duas almas. A célula do indivíduo mais novo, enquanto estiver unida ao todo, vai ser animada pela alma A.

Quando ele junto com um bloco se desprender do todo, ela e o bloco já têm alma, que é igual a do outro, porque a matéria não perdeu a forma,e, a potencialidade para formar outro individuo é imediatamente continua em relação ao desprendimento. Como aniquilar A, para colocar uma alma B?

Pode um corpo ou tecido ter durante sua existencia sucessivamente duas almas diferentes???Experimentalmente a forma da célula continua sempre a mesma.

Acho que o seu conceito de forma seja mais metafísico, não é?

A troca da alma supõe um decaimento por algum instante no tempo ao não humano. Mais isso contradiz o dado experimental de que durante e após o desprendimento, as células desprendidas são sempre genticamente potencializadas a gerar um novo ser. Logo, me parece que sua solução não resolve o dilema entre ter que assumir que as primeiras células possuem duas almas, ou ter que assumir que são apenas uma massa de células.

Obrigado pela solicitude. Lamento não poder me identificar. Não é nada pessoal. Acredito que alguns itens do primeiro e-mail de A)-E) também não tenham sido respondidos. Isso não é bom, pq os leitores lerão meu primeiro e-mail no site,e, lhes suscitará mais dúvidas que certezas, a sua resposta.

Sei da falta de tempo de vcs. Um dia, se vc puder, preencha as lacunas por favor. Obrigado.

RESPOSTA

Caríssimo Sr. Anônimo,

Infelizmente acho que não quer se identificar por causa da confusão com que escreve sua carta.

Além disso, me parece que não quer entender o que escrevi.

Veja o seu caso, por exemplo. Em algum momento, você foi célula de sua mãe e de seu pai, e nenhum deles tinha duas almas. Sua alma não estava neles, antes de estar em você.

O mesmo se aplica ao novo zigoto. A primeira célula não traz nela a célula do segundo indivíduo, isto é, o gêmeo. Do mesmo modo, na formação de um irmão gêmeo depois de alguns dias, a partir de um embrião, não há um embrião duplicado, nem potencialmente. Ele sofre uma divisão mitótica das células. Se o embrião fosse duplicado antes de ser desprendido, ali já seriam 2 indivíduos, como gêmeos siameses.

E esse conceito de forma não é meu, nem pode ser diferente do conceito científico de forma.

Imagine uma fruta que, em seu desenvolvimento até a maturação, sofreu uma duplicação e gerou dois indivíduos. Ambos têm a mesma forma de fruta, pois pertencem à mesma espécie, mas são indivíduos diferentes, a partir do momento em que se possa identificar dois indivíduos (mesmo que microscopicamente). Nunca houve duas formas dessa fruta, num mesmo indivíduo.

Se considerarmos que num zigoto há uma massa celular que ainda não se desprendeu, mas que possui potencialidade para formar um novo ser humano, então ele é outro indivíduo, e nele já foi infundida uma alma, ainda que esteja materialmente ligado ao indivíduo mais velho.

Indivíduo é aquele que não pode ser dividido, senão deixa de ser. Se o primeiro zigoto foi dividido, ou ele se multiplicou (e cada produto tem uma alma) ou ele morreu.

Agora, imagine uma célula, em processo de divisão. Se ela têm dois núcleos apenas, não há o necessário para serem duas células. Logo, há uma célula bi-nucleada. A partir do instante em que há tal separação, que ambos os produtos possuem em si o que é necessário para serem células, então há uma forma de célula para cada indivíduo. O mesmo se aplica aos zigotos, embriões, etc.

Se há algum ponto que você não entendeu, supondo não ter sido respondido, especifique, mas seja claro, por favor.

E, por favor, identifique-se.

In Corde Iesu,
Fábio Vanini.